sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Todo e qualquer negócio deve atender uma necessidade...

   Estava em meu horário de almoço enquanto minha mente divagava pensando em como criar um negócio de sucesso. Cheguei a conclusão que todo negócio deveria atender uma necessidade e percebi que a teoria de Maslow se enquadrava perfeitamente nesta situação.
  Pra quem não conhece, Maslow foi um psicólogo americano criador da Hierarquia das Necessidades ou como muitos conhecem, a famosa Piramide de Maslow. De acordo com o psicólogo, os seres humanos vivem para satisfazer suas necessidades com o objetivo de conquistar sua autorrealização, sendo a piramide uma espécie de hierarquização destas necessidades.

Pirâmide de Maslow

   Se você parar pra pensar, vai perceber que todo negócio de certa forma atinge uma destas necessidades e em determinada camada. Na base da pirâmide, temos as necessidades primordiais do ser humano, ou seja, aquilo que todos precisam pra sobreviver. Para subir nas hierarquias, é necessário que todos os elementos da base sejam satisfeitas, passando de nível a nível até chegar ao topo.
   Assim sendo, podemos dividir as empresas da mesma forma, mostrando quais níveis de necessidades elas estão atendendo e qual a necessidade real a ser realizada.

Exemplos:

Mc Donald's    -    Necessidades Físiológicas    -    Comida
Facebook         -    Social                                    -    Comunidade/Amizade
Tinder              -    Social                                    -    Amor
Instagram        -    Estima                                   -    Autoestima
Taurus             -    Segurança                              -    Segurança da Família
Fender             -    Realizações Pessoais             -    Criatividade

   Como podemos ver, toda e qualquer empresa visa sanar alguma necessidade humana e saber disso é importante para atingir corretamente seu público alvo. Serve para os mais diversos tipos de negócio, seja a venda de produtos ou serviços, ainda mais agora com a Industria 4.0 e os aplicativos que solucionam as mais diversas necessidades como Ifood, Uber, etc...

Grande abraço a todos.
Rumo a Independência Financeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário