quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

O quanto você esta disposto a gastar para comprar tempo?

   O nosso tempo é um ativo limitado e apenas pode ser utilizado uma vez. Todos os dias levantamos e vendemos nosso tempo ao empregador em troca de um retorno financeiro, que é calculado em preço/hora geralmente.
   A questão que fica é, o quanto você está disposto a gastar para comprar tempo ? Existem diversas formas de comprar tempo e é sobre isso que gostaria de falar hoje.
   Por exemplo, como servidor público a cada cinco anos recebo o direito ao quinquênio, que nada mais é que três meses de férias que podem ser solicitadas uma vez por ano.  Você tem a opção de vender essa licença e em troca recebe um salário inteiro. Se eu te perguntar quem tem a maior tendência de vender essa licença entre aqueles que ganham altos salários ou um salário mais baixo, em quem apostaria ?
   
Bom, não é assim que se compra tempo...

   Se você disse que os maiores salários estão mais propensos a vender você acertou. Apesar de receberem cerca de 5 vezes mais do que eu, eles preferem comprar um mês de férias pelo valor de R$25.000,00, enquanto a maioria dos funcionários vendem suas férias por R$ 5.000,00.
   A resposta pra isso esta na Independência Financeira, pois aquele que ganha muito, com um pouco de disciplina pode dar ao luxo de ficar um mês de licença a mais no ano. Já a classe média, opta por receber em dinheiro mesmo recebendo um valor cinco vezes menor, pois muitas vezes esse valor é o que vai garantir a quitação de uma divida.
   Podemos comprar tempo de outras maneiras, como ao contratar uma faxineira para limpar a casa. Em países evoluídos, geralmente essa opção é descartada e cada um faz a limpeza de sua própria residência.
   A tecnologia é o maior aliado para compra de tempo, atualmente podemos com alguns cliques ter um alimento quentinho na porta de casa, assim como podemos fazer compras no mercado de maneira fácil e intuitiva.
   A verdade é que nunca foi tão fácil comprar tempo como hoje, mas a questão que fica é o quanto você esta disposto a gastar para ter esse tempo? Quão importante é aprender a cuidar da suas próprias coisas ?

Grande abraço a todos
Rumo a Independência Financeira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário