Fala pessoal como estão? Espero que bem.
Se tem um jogo que nós, pessoas normais não jogamos é o jogo do dinheiro. Mas como assim? Existe dinheiro caro, dinheiro barato e dinheiro gratuíto e quando falamos em empréstimos e a população no geral tem acesso apenas ao dinheiro caro.
Você vai e utiliza cheque especial... Se você manter essa dívida, vai pagar mais de 100% do valor em apenas um ano. Se você tiver a genial ideia de emprestar de um agiota, piorou a situação, provavelmente irá pagar um valor absurdo e dependendo de quem esta mexendo vai pagar com a vida.
Se você fizer um consignado, vai pagar caro por ele e não terá nenhuma flexibilidade no modo de como pagar. Praticamente tudo que envolver a necessidade de emprestar, será dinheiro CARO pra você.
Na via contrária, todo dinheiro que você emprestar será barato ou quase de graça para bancos e governos, você não terá o mesmo retorno no CDI que um banco tem quando empresta pra você e na verdade terá um percentual ínfimo. É, o jogo é injusto.
E qual seria o dinheiro barato ou gratuíto ? Bom, isso é reservado a poucos e envolve muita coisa.
Quem tem a maquininha do dinheiro? Nosso governo. Nossos governantes são confiáveis ? A resposta lógica é não.
Veja, empresas como a JBS ligadas a lava jato fizeram empréstimos bilionários pelo BNDES e fizeram um toma lá da cá gigantesco. Embora amplamente provado, se você colocar "anulações lava jato" no google, vai ver que a impunidade reinou amplamente e devolvendo dinheiro aos corruptos. Isso é dinheiro barato, praticamente gratuíto.
Quem mais tem dinheiro gratuíto ? Políticos. Com fundões eleitorais em uma época de digital gastar com impressões de santinhos me soa no mínimo lavagem de dinheiro. Bota uma empresa laranja e gasta seus milhões em publicidade que nunca poderá ser conferida. Estou tirando da minha cabeça isso? Bom, já trabalhei no Tribunal Eleitoral e posso dizer que existem investigações e processos, mas obviamente não vou citar nomes.
Perceba que o mundo não é um arco íris. Na teoria as regras valem para todos, na prática o que reina é a ilegalidade. Uma vez vi uma live de um cara que tinha loja de informática e ele disse que enquanto pagava valores estratosféricos de imposto em placas de vídeo, sua concorrente entrava em um "programa especial" do governo no qual ele tentava entrar mas nunca era aprovado e pagava valores ínfimos de imposto. Como resultado, ele precisava comprar da própria concorrente para vender e tinha uma margem de lucro mínima.
No fim, o que importa é ser amigo do rei. Uma informação privilegiada pode te deixar milionário, um contato privilegiado também.
Não estou dizendo que essa é a única forma de ficar rico. O que estou dizendo é que o jogo do dinheiro é diferente de pessoa pra pessoa e o mínimo que temos que entender é que existe essa dinâmica. Afinal, o que podemos fazer ? Duas coisas, fuga ou revolução. Fuga pode ser física ou financeira, revolução necessariamente armada, onde cabeças rolam.
Mas não quero entrar nessa seara, vivemos em tempos sombrios.
Grande abraço a todos.
Rumo a IF!
Esse aí é ex-dono da cifre art?
ResponderExcluirTenho um imóvel para vender, o valor dele começou em R$ 180.000,00 lá em 2020. Hoje mesmo oferecendo por 140.000 ainda não consegui nem confirmação para ir assinar a papelada no cartório daqui há alguns dias. As imobiliários aqui da cidade tem imóveis inferiores por preços mais altos e que ainda precisam de pintura, calçamento ou colocação de gramado, tem até imóvel que nem caixa d'água tem, nem tem forro de madeira ou pvc. Já deixei de pegar 40 mil reais nesse imóvel. O único jeito que restou é se pegar esses 140 mil agora, colocar pelo menos 80% no tesouro direto. Sei que em 2027 eu não vou sacar 180 mil reais e mesmo que sacasse 180 mil reais, o que eu poderia comprar com esse dinheiro não é o mesmo que em 2020, pois o poder de compra no Brasil diminuiu. O que dá para fazer é isso.
Se eu pegar todas as contas de luz e iptu pelo tempo igual ao que os 140 mil ficarão no tesouro direto+ o desgaste do imóvel que acontece, é impossível que a pintura e as calçadas não sejam deterioradas pela ação do tempo, grades, calhas, não sejam deterioradas, fora as lâmpadas, além de ter que ficar dando limpeza de tantos em tantos meses. Em resumo esse imóvel é um devorador de dinheiro. Alugar é problema, pois o que tem de caloteiro por aí.
E supervalorização de imóveis no Brasil é aquele negócio, quando vai ser vendido por esse preço todo? Conheço gente que aumentou o valor de seus imóveis, um enlouqueceu e de 150 mil foi para 250 mil, outro de menos de 800 mil foi para 1 milhão. Isso tudo de 2020 pra cá.
Sim, é o cara da Chip Art que fez esse vídeo que eu comentei. Sobre imóvel é algo muito difícil de se mensurar. Tem locais onde os imóveis valorizaram a valores estratosféricos, já outros desvalorizaram muito.
ExcluirNo geral, a população tem caído muito e as vacâncias aumentaram.
Eu fiquei sabendo que a loja já era e que ele tem canal no youtube e fala de coisas ruins desse país, ou seja, munição para seu canal ele tem de sobra.
ExcluirAquele outro youtuber, o BALTo, também faz isso. Um canal focado apenas em conteúdos técnicos sobre desktops não dá tanto dinheiro assim no Brasil, por isso BALT, fala de videogames, até mesmo dos que ele não joga. Inclusive recentemente ele falou até do seu prejuízo financeiro na XD investi cimentos.
Me lembrei do livro do Taleb sobre Assimetrias ... o problema é que esses dinheiros gratuitos que falaste são recheados de perigos.
ResponderExcluir