terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Concurso Público Vs Carreira Privada para acumular patrimônio.

   Hoje quero falar sobre um tema polêmico, daqueles que não existe resposta verdadeira no fim das contas. Afinal, qual é o melhor meio de acumular patrimônio, concurso público ou carreira privada?
   Bom, vou falar sobre minhas experiências pessoais sobre isso, pois já trabalhei em grandes empresas privadas e atualmente trabalho no serviço público, pretendo citar aqui as vantagens e desvantagens que eu percebi na MINHA trajetória, pois existem diversas carreiras públicas e diversos cargos privados o que pode ser substancialmente diferente.
   O post é longo, portanto já peço desculpas de antemão, mas acho que é interessante para aqueles que possuem dúvidas entre esses tipos de carreira.


   Carreira Privada

   Na carreira privada o mérito é levado em conta e aquele que se destaca eventualmente sobe de cargo conforme o surgimento de oportunidades. O processo seletivo leva em conta o conhecimento profissional da pessoa e muitas vezes uma boa indicação. Trabalhei durante quase 4 anos em um grande banco e tive uma ascensão rápida na carreira, promovido a um cargo de chefia nesse período. O salário era muito bom para a época o que me propiciava uma vida tranquila financeiramente, pois apenas de vale alimentação já era valor expressivo, assim como todo ano havia uma Participação por Lucros que gerava um retorno muito interessante. Em contrapartida, trabalhava muito, tinha um stress elevado e a todo momento estava "pilhado" pra fazer as atribuições do cargo de maneira rápida e eficiente.
   Os colegas de trabalho eram de modo geral tranquilos, não havia intriga com nenhum outro funcionário, assim como os clientes eram em sua grande maioria pessoas educadas. Eventualmente surgia algum conflito, mas é normal tanto no serviço público e no privado.
   Confesso que estava triste de trabalhar naquele local e sair de casa para trabalhar era um martírio. Isso me afetou muito psicologicamente e um belo dia eu apenas dei um basta pedindo as contas sem nada em vista. 
   A parte financeira me segurou lá por muitos anos, mas chega uma hora que fica difícil aguentar. Na época por morar com minha mãe, consegui acumular um patrimônio interessante porém acabei gastando uma parte ao retomar meus estudos após pedir a conta do emprego.

   Serviço Público

  Enquanto trabalhava no serviço privado, comecei os estudos para concurso público e tive uma boa classificação em um órgão estadual. Levou cerca de dois anos para convocação e acredito que só chamaram por ser um órgão relativamente novo e devido a baixa concorrência neste ano específico. Nesse ponto, acredito que o serviço público possui um processo de ingresso mais difícil e concorrido com relação à carreira privada. Em concursos de alto nível, é necessário que a pessoa estude por anos a fio para conseguir uma classificação boa, sendo que muitas vezes a pessoa sequer é chamada devido a baixa quantidade de vagas o que pode ser deverás frustrante.
   O servidor alcança a estabilidade após três anos de carreira, sendo avaliado semestralmente e anualmente por uma chefia que pode ou não ser concursada. De modo geral, basta fazer o trabalho que lhe é pedido e você consegue a tão sonhada estabilidade. Claro que eventualmente, você pode ter algum chefe que queira lhe prejudicar, nesse caso o ideal é que você mude de cidade ou setor por meio de remoção, afim de não ser prejudicado.
   Um ponto extremamente relevante é o fato de você não saber qual cidade irá trabalhar. Você pode prestar para exercer o cargo em sua cidade, entretanto se for um concurso Estadual ou Federal existe a possibilidade de ser convocado para exercer o cargo em um local totalmente distante e longe da família.
   A promoção no serviço público via de regra não altera as atribuições do cargo, basicamente você continua fazendo a mesma coisa porém recebendo uma remuneração melhor. Isso pode ser bom ou ruim dependendo do perfil de cada um. No meu caso, acredito que mudanças são necessárias para nossa vida e não me apetece repetir a mesma coisa por muitos anos seguidos.
   No começo de carreira, recebia um valor muito baixo e muitas vezes me perguntei se estava trilhando o caminho correto, pois muitas carreiras congêneres recebiam até três vezes mais. Conforme os anos foram passando, devido as promoções, progressões e aumento do governo a situação ficou mais palatável mas ainda não é o ideal, principalmente se comparada a outras carreiras semelhantes.
   Uma coisa ruim é que no serviço público você depende muito do governo, tanto a parte executiva como legislativa. Pedir um reajuste conforme a inflação é algo extremamente difícil e demanda muita energia de todos os envolvidos. Já no banco, todos os anos tinha o reajuste em conjunto com uma "greve", resultando em um pouco mais de tranquilidade por saber que sempre teríamos aumento.
   Com relação aos relacionamentos entre funcionários, já tive tudo quanto é tipo de chefia sendo algumas tirânicas em alguns aspectos e outras tranquilas, mas isso pode ocorrer em qualquer lugar, público ou privado. Já no contato diário, as pessoas com quem trabalho geralmente são mal educadas e mentirosas, buscam vantagem em tudo. Isso também pode variar de órgão pra órgão, portanto não deve ser levado em consideração.
   Apesar de tudo, o serviço é relativamente mais tranquilo que no setor privado mas ainda trabalho muito, essa lenda de que servidor público não trabalha pode ser a realidade em outros órgãos mas não no meu.

   Conclusão

   Existem vantagens e desvantagens nos dois modelos mas se eu tivesse de escolher, acredito que o serviço público tem uma pequena vantagem com relação ao privado. Entretanto, atualmente estou buscando outra profissão e por isso retomei meus estudos, sendo que provavelmente irei trabalhar no serviço privado. O fato é que você deve levar em consideração que muitas vezes terá de morar longe de sua cidade, aumentando os gastos com moradia ou tendo um custo de vida elevado dependendo da localidade. Estar longe da família, dos amigos e das pessoas que você ama é prejudicial, mas também é uma experiência de crescimento pessoal.
   A falta de um lugar para chamar de casa é algo que vai te assombrar constantemente, exceto se você decidir morar no local convocado. Se tiver sorte, pode ser convocado na mesma cidade que você reside, mas vai depender de uma boa colocação e  uma pitada de sorte. 
   Para as pessoas que gostam de mudanças na vida, o serviço público pode proporcionar isso ao menos no âmbito Estadual. Muitas vezes você consegue pedir transferência para outra localidade, sendo que geralmente as pessoas sonham com as praias. Particularmente, eu só acho bom usar a transferência para fugir de um local insalubre,tóxico ou para ficar mais próximo a cidade natal.

Mas e vocês preferem o ramo público ou privado ? Deixem ai nos comentários suas experiências !

Grande abraço a todos.

Rumo a Independência Financeira.



4 comentários:

  1. Rumo a IF um bom questionamento levantado.

    Bom, eu já tive a experiencia de trabalhar no serviço público embora fosse contrato por tempo determinado. Tive a oportunidade de trabalhar na esfera federal e estadual por vários anos, tive a experiencia de vivenciar o que é trabalhar no serviço público o que pode ser o sonho de muitos. Mesmo na condição de serviço temporário, eu pude vivenciar como é a carreira pública. No primeiro emprego foi na esfera federal, foi um período onde aprendi muito, era um ambiente extramente agradável de trabalhar, a relação com os meus colegas de trabalho era bastante amistosa, aprendi muito no tempo em que estive por lá. Pouco tempo tempo depois de terminar o curso técnico e sem experiência o serviço público me proporcionou muito conhecimento, o que me agregou muito na carreira privada em empresas que eu trabalhei depois do serviço público. Já na segundo emprego foi na esfera estadual, completamente diferente do federal o ambiente de trabalho era extremamente tóxico a estrutura do orgão era muito precária o sistema de tramitação dos processos era na base do interesse politico o que me fez sair de lá em pouco tempo, não tinha estomago para fazer parte daquele sistema. Depois dessas duas experiencias, mudei muito minha visão respeito da carreira pública, além das vantagens e desvantagens acho que quem está prestes a estudar deve pondera também, as questões pessoas de cada um. Pois é um tempo consideravelmente grande a ser investido na preparação, em especial nas melhores carreias.

    ResponderExcluir
  2. Patrimônio Zero, interessante sua experiência no serviço público. Como você mesmo falou, existem alguns lugares onde teve uma experiência positiva, enquanto no outro foi muito negativa. Muitos acham que concurso é um sonho, botam na cabeça que vão ganhar bem, trabalhar pouco e só precisam esperar a aposentadoria. A verdade é que pode ser uma trajetória ruim, dependendo do órgão, situação política e outros fatores, assim como pode ser um tempo gasto excessivo e que nunca volta atrás.

    ResponderExcluir
  3. Salve RaIF,

    conhecer os dois lados é interessante. Cada um tem suas partes boas e ruins.
    No meu caso, a tranquilidade pesa bastante e é o que me segura até hoje no setor público. Em contrapartida não é fácil se sentir pouco útil. Aí que entra muita leitura e crescimento pessoal pra aceitar como as coisas são.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo tranquilo Além da IF ? Sinto falta de desafios e repetir a mesma tarefa durante a vida é algo realmente frustrante. O que me segura hoje no serviço público é a estabilidade e salário, mas vejo que a cada dia que passa preciso mudar de área rs.

      Grande abraço

      Excluir