quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Como foi minha trajetória financeira até HOJE...

   Fui questionado sobre quando comecei a buscar a independência financeira e diria que essa história é um pouco longa pra ser respondida em um comentário. Não venho de família rica, minha mãe  criou a mim sozinha, porém nunca deixou faltar nada em casa, sou da famosa classe média.
   Sempre dei muita importância para o dinheiro, no meu primeiro emprego economizava boa parte do meu salário visando acumulação de patrimônio sendo que aos 18 anos tinha R$ 2.000,00 reais acumulados, o que era um valor considerável tendo em vista que recebia salário mínimo no valor de R$ 245,00 e também durante esse tempo cheguei a estudar no melhor colégio da cidade por um período, pois pagava todo meu salário no pagamento das mensalidades.

Esse cara aqui não sou eu...

   Fato é que só pude retomar com os investimentos quando finalmente consegui um emprego razoável pois antes disso qualquer valor era utilizado sem muito esforço. Guardava boa parte do meu patrimônio, porém sempre em investimentos bem conservadores, abaixo irei mostrar como era composto meu patrimônio em 2013:

- 16 mil na poupança antiga.
- 1 mil na poupança nova.
- 8 mil na previdência VGBL.
- 3 mil na previdência PGBL.
- 2 mil em ações da GERDAU.
- 1 mil na conta corrente.
- 12 mil em CDB 100% CDI.

Totalizando R$ 43.000,00

   Como podem ver, meu portfólio era EXTRA-CONSERVADOR enquanto deveria ser mais agressivo por ser jovem. Não tinha maturidade para compra de ações e naquela época não existia TED gratuito ou corretoras sem taxa, comprometendo o rendimento de maneira expressiva. Além disso, os rendimentos da renda fixa eram extremamente mais interessantes do que na atual conjuntura do país.
   Após pedir a conta desse emprego, acabei por ficar um período desempregado e comecei uma nova faculdade. Estava em uma época onde queria curtir então saia bastante e consequentemente gastava muito com bebidas e festas, além de pagar a faculdade de maneira integral. Gastei todo meu dinheiro deixando apenas os valores que estão na previdência privada intocáveis, passei a estagiar para amenizar o rombo que fiz em pouco tempo, mas o salário do estágio era menor que a mensalidade da faculdade.
   Em 2014 fui convocado em um concurso que havia feito há dois anos e o salário apesar de não ser expressivo era bem maior do que no estágio, mas tinha uma condição que atrapalhava tudo: Mudar de cidade.
   Passei a morar sozinho e meu salário pagava o aluguel, a mensalidade da faculdade e alimentação. Senti na pele a dificuldade em ter estudo no Brasil caso você não consiga algo público. Já havia feito anteriormente faculdade de administração, mas tive auxílio da minha mãe em boa parte do curso.
   Pude retomar meus investimentos apenas em 2017 quando praticamente criei o BLOG, você pode visualizar neste post e ainda estava sem qualquer investimento além da previdência privada que ainda continuava intacta. De lá pra cá, houveram diversos percalços que me impediram de acumular maiores patrimônios.
   No final de 2019, retomei meu plano de investimentos adquirindo cotas das mais diversas entre ações, FII's e Tesouro Direto. Pretendo comprar alguns ETF's, estou de olho no DIVO11 pois me pareceu interessante ter um pouco alocado nele.
   Vamos ver agora o que o futuro nos reserva !

Grande abraço a todos.
Rumo a Independência Financeira!



5 comentários:

  1. Maravilha heim!! Segue em frente que terás muito, mas muito sucesso. Parabéns pela dedicação!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Não faz tanto tempo assim que começou, nossa caminhada vai ser longa haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa nem fale em caminhada longa !
      Grande abraço
      Rumo a IF

      Excluir