sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Pessoas bem sucedidas que conheço pessoalmente e o que fizeram para chegar lá.

   Conheço poucos exemplos de pessoas bem sucedidas dentro do meu círculo social e diria que ele é bem pequeno comparado com outras pessoas. Sei que é uma falha enorme não fazer network, mas a verdade é que não sou simpático com qualquer um.
   Mas hoje gostaria de falar de pessoas que eu conheço e que são bem sucedidas, obviamente não irei citar nomes para manter a privacidade, porém acredito que algumas informações são relevantes para mostrar como eles chegaram até lá.

 A trilha pro sucesso nem sempre é tão lisa quanto essa imagem.

1 - Empresário no ramo de Semi-jóias 

  A primeira pessoa que gostaria de falar é um amigo meu de faculdade, sendo seu pai empresário no ramo de semi-jóias. Fui na casa dele algumas vezes e o padrão de vida é bem acima da média, sendo que ele possuí diversos cavalos de corrida e outros animais em uma fazenda gigantesca, onde também fica a fábrica de semi-jóias.
   A história que me passaram dele foi a seguinte, o pai era caminhoneiro e possuía uma boa verba guardada, uma de suas filhas estava namorando um rapaz que tinha know how no ramo de semi-jóias mas ele não tinha dinheiro suficiente para criação do negócio. Com isso, ao vislumbrar a oportunidade de negócio fizeram uma sociedade e a empresa foi criada.
   O resto da trajetória eu não sei dizer, muito menos faturamento ou coisas específicas. Sei que eles também atuam no mercado de cavalos de raça, mas também não tenho maiores informações. A única coisa que posso dizer é que o mercado de jóias pode dar retorno acima de 1000% do seu custo, devido ao grande valor agregado.

2 - Industria de Olaria

   Tenho um parente distante que possui uma industria de olaria cerâmica, assim como um padrão de vida elevado. A história deles eu não sei de forma aprofundada, mas o que me passaram é que esse senhor tinha um alto grau de estudo na área de engenharia e foi ao Japão com intuito de guardar dinheiro e  voltar para criar essa industria. Não consigo entrar em maiores detalhes pois não sei dizer toda a trajetória corretamente.
   Cheguei a ir uma vez na casa deles e era também um padrão muito acima da média, local com muito espaço e muito bonito também.

3 - Defensor Público

   Conheço uma pessoa que atua como Defensor Público do Estado, auferindo uma renda mensal entre 21 mil a 34 mil reais ao mês. Perto dos empresários, acredito que seja um valor baixo mas se compararmos com a realidade do país é algo extremamente bom. Pelo que soube, ele era funcionário do judiciário, mais especificamente no cargo de Escrevente e estudou durante muitos anos para conseguir o cargo de Defensor. Geralmente as provas desse nível são em cinco etapas, sendo uma prova objetiva, duas discursivas, uma oral e avaliação de títulos. São concursos de alto nível, assim como Magistratura e Promotoria e o aprendizado deve ser constante, pelo menos se você quer ser um bom profissional.

4 - Funilaria e Pintura de Automóveis

   Conheci uma pessoa que era dono de uma das maiores funilarias de uma cidade vizinha e que também auferia uma renda considerável. O que eu sei da história dele é que ele era funcionário de outra funilaria, quando sua esposa recebeu um valor alto, se não me engano de FGTS. Era o valor suficiente para comprar uma casa, mas ela investiu no marido e comprou equipamentos e ferramentas para o trabalho e aos poucos foram crescendo.
   A casa deles é uma casa bem ajeitada mas simples e basicamente vivem para o trabalho, chegando muitas vezes quase meia noite em casa. São pessoas que trabalham muito e batalham bastante pra chegar na situação tranquila em que estão, todo o esforço é devidamente recompensado.

   Devo ter outras pessoas que conheço, mas as quais me lembro de momento são essas. Sei que não pude falar com profundidade mas é que geralmente as pessoas não saem contando sua trajetória para qualquer um, espero que sirva de inspiração a vocês que estão buscando a independência financeira ou simplesmente uma situação melhor de vida.

Grande abraço a todos.
Rumo a Independência Financeira !




Nenhum comentário:

Postar um comentário