sábado, 18 de janeiro de 2020

Entre empresas privadas ou estatais, qual escolher ?

   Hoje vou falar sobre um tema polêmico pois sim, existem boas empresas privadas assim como estatais e o contrário também é verdadeiro. Mas no geral, compensa investir em qual tipo de empresa?


   No geral existem vantagens e desvantagens em cada opção, particularmente prefiro investir em empresas privadas por alguns motivos.
   Empresas estatais são geridas por pessoas escolhidas pelo governo e sabemos quanto nosso governo é corrupto em sua grande maioria. Vimos aos logo dos anos, vários esquemas de corrupção envolvendo empresas como Petrobrás, Correios, Vale do Rio Doce entre diversas outras empresas. Você pode virar pra mim e falar que empresas privadas também estão envolvidas, como JBS entre outras e você tem razão em pensar assim, mas acredito que as empresas privadas tenham muito mais a perder que as estatais, por isso existe uma chance menor disso ocorrer.
   No geral, as empresas estatais sempre serão "salvas" pelo governo, assim como uma possível privatização sempre é benéfica para os acionistas. Mas um esquema de corrupção pode mitigar todo lucro de alguém que investiu durante anos nessas empresas, será que vale correr o risco ?
   Um caso interessante é o do banco Panamericano, que tinha um rombo de bilhões de reais sendo um banco privado. Hoje, esta na bolsa como Banco Pan e está relativamente bem comparado a outras épocas, onde quase foi a falência. O único motivo do banco ter sido salvo, foi devido a Caixa ter participação de 49% das ações preferenciais e esse rombo poderia causar muitos danos ao sistema bancário brasileiro. Com isso, nosso ex-presidente Lula armou um plano de salvação e o grupo BTG realizou a compra do banco.
   Concessionárias também são grandes alvos de corrupção, principalmente por estarem ligadas diretamente ao governo. Ecovia, CCR entre outras sempre estão envolvidas em esquemas de corrupção, particularmente também não invisto nesse tipo de empresa, não apenas devido ao  lado moral mas também devido ao risco.
    Nada do que eu disse aqui é recomendação de compra ou venda de ativos, serve apenas para elucidar alguns pontos que acho interessante referente ao tema. Caso você discorde de mim, deixe ai nos comentários, pois gostaria de saber a visão de outras pessoas referente ao tema.

Grande abraço a todos.
Rumo a Independência Financeira!

5 comentários:

  1. *JBS.
    JBL é caixa de som rs.
    Tenho empresa pública em carteira, mas com % menor justamente porque dependendo do governo que assumir a empresa pode passar por sérias dificuldades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk nem tinha visto o erro, isso que dei uma revisada rápida no texto ! Arrumei aqui !
      Obrigado

      Rumo a IF

      Excluir
    2. Eu comecei com a ideia de fugir do setor público, mas acabei entrando CMIG. Não me arrependo muito não, mas é sempre bom olhar com cautela.. Petrobras eu só entraria pra tradear mesmo

      Excluir
    3. Pra ver como as coisas são né... Petrobrás era a queridinha dos olhos azuis de todo mundo, bluechip de retorno garantido, junto com a Vale... e vimos o que deu né.

      Excluir