terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Não importa o tamanho da dívida, seu patrimônio é o que determina sua riqueza

   Se tem algo que me da calafrio é alavancar meu capital na esperança de obter maiores retornos. Isso pode acontecer tanto nos investimentos como negócios. Alavancagem nada mais é que tomar empréstimos visando um maior lucro e pode ser a melhor estratégia da sua vida como o suficiente para falir.
   É aquela velha história, o cara ganha uma, duas, três vezes, na quarta perde tudo o que tem. Esse tipo de estratégia é algo extremamente perigoso. Mas isso não quer dizer que se bem utilizada não possa ser algo interessante ao investidor ou empreendedor.

Da pra subir bem rápido... Mas e se o motorzinho parar?

   Uma empresa centenária que utiliza essa estratégia é a Klabin. Em seu projeto PUMA I alavancaram em 6x no ciclo de expansão e nem por isso veio a falir. É como aquele empresário que toma um empréstimo do banco mas não perde uma excelente oportunidade de negócio, assumindo para si um risco muito alto.
   Aquele que visualizar a empresa nessa situação pode ter uma visão errônea e achar que é algo falido e fadado ao fracasso. É necessário entender a estratégia de cada empresa e visualizar se é uma oportunidade de negócio.
   Acima de tudo, é importante saber o que esta fazendo ao alavancar um capital. Uma pessoa pode duplicar ou triplicar seu negócio se tiver pulso firme e inteligência para perceber quando uma ação esta descontada com relação ao preço real.
   No atual cenário, vemos uma desaceleração global por conta do Coronavírus que atingiu a China e consequentemente desaquece o mercado. Particularmente, acredito ser uma ótima oportunidade de entrada nas ações que estão ficando baratas.
   Infelizmente, nesse próximo mês estou com todo meu capital comprometido pois como estava de férias acabei gastando mais do que deveria e isso impactou demais meu orçamento. Espero que no inicio de março a situação continue tensa para que eu possa abaixar meu preço médio de algumas ações e fundos imobiliários.
   E você, tem coragem de alavancar seu capital? Acha uma boa estratégia ou acredita que pode ser muito prejudicial ?

Grande abraço a todos
Rumo a IF

Nenhum comentário:

Postar um comentário