sábado, 25 de janeiro de 2020

3 conselhos ruins que me ensinaram na infância...

   Crianças são facilmente influenciadas e hoje quero falar sobre três conselhos que me deram em minha infância que na minha percepção como adulto foram errados.
   Não são coisas tão graves, mas podem de alguma forma ter influenciado em minha vida durante muito tempo. É necessário tomar cuidado com o que outras pessoas e até mesmo nós falamos para as crianças ou filhos.



1 - Limpe o prato de comida

   Estava na casa da minha tia almoçando, quando em determinado momento fiquei satisfeito com a comida, deixando resto no prato. Meu tio ao ver aquilo, disse que deveria comer toda comida e deixar o prato limpo. Como resultado comi tudo que havia no prato e perdurei com esse costume durante toda minha vida.
   Ocorre que, quando se é criança nem sempre é você que faz seu próprio prato, sendo colocado  excesso de alimento por diversas vezes. Além disso, é necessário que a pessoa saiba seus limites e também quando esta satisfeito.
   Entendo que as dificuldades da geração anterior eram diferentes e com outras necessidades, mas é errado criar um hábito que pode ser prejudicial futuramente. Até mesmo hoje esse hábito perdura em mim e acabo fazendo a mesma coisa com os "junk foods", só consigo cessar pois tenho consciência e controlo minha alimentação.

2 - Evite o confronto

   Minha mãe sempre me disse para evitar confrontos pois era como dar "murro em ponta de faca". Ocorre que durante muitas situações da minha vida, senti a necessidade de confrontar a situação e impor aquilo que eu queria. Acredito que esse conselho seja uma meia verdade, afinal existem confrontos que são realmente desnecessários, mas na vida adulta diversos desafios são postos em nossa frente e na maioria das vezes devemos ter uma postura ativa.
   Talvez pela minha personalidade, nunca levei essa máxima como absoluta e sempre briguei quando a razão estava do meu lado. Não podemos deixar que a injustiça ocorra por omissão e devemos sim lutar pelo que é certo, o mundo já esta cheio de pessoas passivas contra o mal.

3 - Seja você mesmo

   Essa aqui é um dos conselhos que falam a rodo por ai e que no meu entendimento é errado. Acredito que esse conselho vale apenas para as pessoas que já estão muito bem em diversos aspectos da vida e não para os que estão mal das pernas.
   Imagine que a criança tenha diversas dificuldades e necessidades a serem superadas e alguém chega e diz pra ela ser ela mesma. É a mesma coisa que incentivar a não buscar melhorias e uma solução para o problema, dizendo que basta ser o que ela já é.
   Se o seu "eu" atual é ruim, você tem que buscar o aperfeiçoamento e se tornar uma pessoa melhor de alguma maneira, se possui uma deficiência deve buscar um meio para superar as adversidades que a vida nos impõe. O que não podemos é pensar que basta ser você mesmo e que tudo ficará certo.

   Fato é que na atual conjuntura do mundo, precisamos ter cada vez mais cuidado com as influências sobre a futura geração. Vemos casos de professores, Youtubers e até mesmo familiares incentivando atitudes erradas ou com viés político.
   Felizmente, pra mim foram passados conselhos que não são tão desastrosos ou perigosos, mas que de fato podem ter moldado parte de minha personalidade.

Um grande abraço a todos.
Rumo a Independência Financeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário