segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Um dos pilares dos que buscam a independência financeira.

   Hoje gostaria de falar sobre um fato que algumas pessoas esquecem ao buscar a independência financeira, o ato de doar.
Acima de tudo a doação é um ato de benevolência, é o que nos torna humano e também o que de fato importa em nossa vida.


   O melhor disso tudo é que não precisa ser uma ajuda financeira. Podemos doar nosso tempo, nosso conhecimento. O fato é que precisamos encontrar um meio de ajudar o próximo, pois na vida nem tudo se resume a dinheiro.
   Durante muito tempo da minha vida eu fui um idiota que pensava no próprio umbigo. Pensava no mundo como uma selva, onde o forte sobrepunha o fraco.
   Mas de que adianta você alcançar a tão sonhada independência financeira, se no final você não realizar nenhuma diferença no mundo ?
   Que a vida é sofrimento, todos nós sabemos. Cada um possui um desafio pela frente mas algumas pessoas nascem em situações extremamente difíceis.
   Lembro de um vídeo realizado na Síria, em uma área de confronto, onde o entrevistador pergunta a uma garotinha onde estava o pai, a mãe e se ela estava com fome. Ela responde de prontidão que eles estavam mortos e o olhar que ela lança pra câmera é algo devastador, um vazio profundo, seguido de lágrimas.


   Se você consegue assistir um vídeo como esse e não se emocionar, você deve ter um problema de empatia muito grande.
   Ajude as pessoas de alguma forma, entenda que o mundo não gira em torno de você e seu precioso dinheiro. Saiba que existem pessoas em extrema necessidade e que pouco podem fazer por si própria. 


4 comentários:

  1. Excelente postagem!
    O vídeo é para lá de emocionante.
    Como você disse: se ver esse vídeo e não se emocionar, o problema está em você.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ler e Poupar!
    Agradeço por acompanhar meu blog.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Ruma a IF, já escrevi no meu blog sobre a importância de doar e uma pessoa disse na seção de comentários que é assistencialismo.

    Sinceramente, não vejo assim. Basta você se colocar no lugar do outro. As nossas vidas podem mudar radicalmente num piscar de olhos. Citemos, como exemplo, indivíduos que perderam a visão, audição, locomoção ou se tornaram "vegetais" por causa de um acidente automobilístico. E talvez, não tenham sido causadores da desgraça.

    Doar faz bem. Todos deveriam separar uma parte do salário para doar, independentemente do valor. O que conta é o gesto.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Mente Investidora, concordo com tudo que você disse. Não sabemos o futuro e cada um sabe a cruz que carrega e é necessário ajudar as pessoas. Tem um rapaz chamado Bruno Boanerges, sempre que posso envio um dinheiro na conta dele, era um rapaz que tinha uma vida normal e em uma tentativa de latrocínio levou um tiro na coluna vertebral e ficou tetraplégico. Se fizermos um exercício de empatia, logo vamos perceber que não existe dinheiro no mundo que possa trazer alegria pra essa pessoa. Porquê o dinheiro jamais vai comprar os movimentos dele de volta, jamais vai trazer a vida normal que muitos de nós temos e não damos o devido valor. Qualquer dinheiro que doemos para esse rapaz será voltado exclusivamente para melhora da qualidade de vida dele.
    Então doar sim é necessário, pois existem pessoas que não podem fazer nada por sí próprias.

    ResponderExcluir