domingo, 29 de dezembro de 2019

Porque você deveria usar o cartão de crédito.

   Se tem algo bastante controverso nas opiniões é com relação a cartão de crédito. De modo geral, muitos dizem que o melhor é eliminar os cartões de crédito pois eles possuem um juros rotativo extremamente abusivo e pode acabar com a vida financeira de algumas pessoas, o que é uma meia verdade.

                                                 Tem coisa mais chique que um cartão black?

   No meu conceito e experiência, depende muito do autocontrole da pessoa. Tive épocas em minha vida em que o cartão de crédito me atrapalhava de certa forma, mas hoje eu o vejo como um grande aliado e vou explicar o porquê.
   Primeiro de tudo, eu não tenho um cartão ostentação como esse da imagem. Esses tipos de cartões atendem muito bem uma determinada classe social, principalmente aqueles que utilizam muito o serviço das companhias aéreas. Atualmente, utilizo o famoso cartão roxinho do NuBank e sei que ele não é o melhor do segmento, mas para o meu perfil ele me atende muito bem.
   Tenho um gasto mensal considerável, porém não utilizo coisas como milhas e etc. O programa de recompensa do Nubank não é tão vantajoso, mas como eu disse pra mim ele serve muito bem, pois posso apagar as compras com relativa facilidade e o acompanhamento dos gastos por meio do aplicativo é excelente.
   Para aumentar os gastos no cartão eu realizo pagamento de boletos por meio de alguns aplicativos. Essa é uma dica essencial, pois dessa maneira consigo ganhar pontos ao pagar o boleto do aluguel, contas de luz, agua e internet.
   Utilizo basicamente dois aplicativos para realizar esse tipo de pagamento: Mercado Pago e Recarga Pay. Quando um não funciona, utilizo o outro e vice-versa, porém quero deixar um alerta com relação ao Recarga Pay.
   Nesse aplicativo, quando você vai efetuar o pagamento do boleto, ele automaticamente altera para pagamento parcelado, dessa forma aplicando um pouco de juros ao pagamento. Sempre mudem para pagamento a vista, assim vocês não terão de pagar essa tarifa extra. 
   Fora isso, alguns cartões como o NuBank possuem uma conta digital que rende 100% do CDI, o que é algo interessante tendo em vista que o rendimento é diário, além de claro, ter como fazer depósito na conta por meio de boleto e transferências TED e DOC gratuítas.
   Lembro que antigamente era inviável investir na bolsa de valores com pouco dinheiro. Muitas vezes aquela tarifa de transferência para corretora, que custava seus R$ 13,00 era um percentual muito alto do investimento, de modo que você já entrava na bolsa perdendo.
   Mas e você utiliza o cartão de crédito ? Acredita que ele é um aliado ou um inimigo daqueles que estão em busca da independência financeira ?

Grande abraço a todos.
Rumo a IF !

2 comentários:

  1. Fala Rumo! utilizo meu cartão para absolutamente tudo. Compra 1 garrafa d'água de 1 real até a parcela da escola do meu filho. como meu cartão acumula milhas foco todos os gastos nele, as viagens que fiz em 2017 e 2018 só paguei as tarifas de embargues, e somos 3 (eu, esposa e filho). Acho a melhor ferramenta para controle financeiro.

    Um Abraço

    Sniper

    ResponderExcluir
  2. Fala Sniper !
    Tem coisa melhor do que viajar tendo as despesas aéreas já pagas ?
    Hoje tenho mesmo pensamento que você e acredito que o cartão de crédito é muito útil para controle financeiro e também eu tenho o costume de centralizar meus gastos.
    Igual colocar cpf na nota, as vezes acaba dando um retorno interessante, tendo em vista o quanto a gente paga de imposto né.
    Grande abraço
    Rumo a IF !

    ResponderExcluir