quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

A falta de preparo...

Hoje quero falar sobre a falta de preparo das pessoas no que se refere ao profissional.


      Sou formado em Administração de Empresas, mas confesso que meus conhecimentos sobre Recursos Humanos estão bem defasados, assim como participei de poucos processos seletivos durante a minha vida profissional e por fim, poucas vezes precisei selecionar pessoas para trabalhar comigo, mas tive essa oportunidade há alguns dias e o que eu pude perceber foi a falta de preparo das pessoas.

    É difícil de entender como as pessoas conseguem cometer alguns erros grotescos no curriculum, começando pelo Português.
     
    A primeira coisa que notei é que passa uma péssima impressão ter erros no curriculum. Não custa dar uma revisada antes de mandar o curriculum para empresa ou até mesmo pagar alguém para realizar essa tarefa, pois é algo essencial e diz muito sobre a pessoa.

      No caso relatado, estou fazendo a seleção de estagiários de Administração para trabalhar dentro de um órgão público. Não é necessário grande conhecimento, mas o português é essencial principalmente com relação aos relatórios.
     
      A falta de interesse em saber sobre a empresa é um segundo fator que na minha opinião influência muito na decisão de um recrutador. Não há nada mais desestimulante que você questionar a pessoa se ela conhece o órgão onde ela pretende trabalhar e ela responder: "Para ser sincero, não sei o que vocês fazem aqui". Como assim ? A pessoa se dá ao trabalho de enviar um curriculum, é chamado para uma entrevista e ela não sabe nem ao menos a função do órgão/empresa para onde está se candidatando ? Isso é péssimo.

    O mínimo que você deve fazer é estudar a empresa que você pretende trabalhar. Quando for questionado, deve ter as respostas na ponta da língua, assim como você deve demonstrar interesse na função que irá exercer, no ambiente de trabalho, enfim, demonstrar interesse na empresa de forma geral.


    Por último, passe uma boa impressão. Algumas pessoas não tem noção que estão indo para uma entrevista de emprego e não para o churrasco com os amigos. A pessoa chega de boné na entrevista e acha isso natural. Por mais que algumas empresas estejam abandonando o dress code, geralmente são empresas do tipo Startups que visam passar a impressão de "empresa moderninha". No geral, você chegar para uma entrevista com boné, roupas de academia, entre outros estilos causa uma péssima impressão. Não que você precise se vestir de maneira totalmente formal, mas vista-se de forma casual ao menos.

    O que me espanta é que são pessoas que estão na faculdade e cometem esses erros. Adultos, ou pelo menos deveriam ser, mas que não se preparam corretamente para uma entrevista. Isso quando não leva a mamãe junto pra rezar pela vaga.

    É interessante o exercício de estar do outro lado da mesa. Se você não tem essa oportunidade, tenha empatia para entender o que um recrutador deseja de você. Com isso, suas chances para qualquer vaga irá aumentar muito.


  

2 comentários:

  1. Rumo a IF. Vejo o mesmo e temo pelo futuro do país.

    Muitos estão obtendo diplomas de ensino superior, mas se você submetê-los a qualquer teste básico de conhecimentos gerais, matemática e português, imaginará que o título foi comprado.

    E não bastasse isso, vejo uma corrosão nos princípios morais e nível de educação com o outro. Recentemente, um rapaz de 20 e poucos anos, assistente do marceneiro que veio fazer um móvel para mim, teve a audácia de escarrar na área externa de minha casa, dentro do meu lote. Não uma vez, duas. Eu vi. Ninguém me contou.

    Além disso, trabalhando com fone de ouvindo.

    Para mim, é o fim.

    Não vejo futuro nesta juventude com este tipo de comportamento e níveis de educação e formação.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Mente Investidora, é como eu digo sempre, no mundo há espaço para todos desde o chão de fábrica ao diretor.
    O fato é que estamos com uma leva muito alta de pessoas preparadas apenas para o básico como os serviços braçais e serviços que precisam utilizar muito pouco do intelectual da pessoa.
    Mas infelizmente isso acaba refletindo no nosso dia a dia com uma grande massa de manobra que sequer se dá ao trabalho de entender o funcionamento da sociedade, do governo, das legislações, enfim, analfabetos funcionais.
    Educação e conhecimento é algo cada vez mais raro no nosso país.
    Abraços

    ResponderExcluir