terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Cinco maneiras de como gerar Renda Extra.

   Primeiramente um Feliz Natal a todos com muita paz, alegria e união. Dito isto, vamos ao post pois como prometido é um post por dia de agora em diante.
   Os meios de gerar renda extra que serão ditos são exemplos práticos que eu já utilizei ou vi alguém utilizando.
 
   
   1 - Vender produtos femininos.

   Vendas é algo relativamente fácil, ainda mais quando falamos de produtos femininos. Tive a experiência de venda de sapatilhas femininas, scarpins e outros tipos de calçados e posso afirmar que é relativamente fácil vender esse tipo de produto.
   As mulheres possuem uma tendência forte de gastar dinheiro (não é machismo), pois gostam muito de estarem bem vestidas e de certa forma são recompensadas pela sociedade em geral.
   No meu caso, fiz as vendas no trabalho onde diversas estagiárias e funcionárias acabaram por comprar as sapatilhas, gerando uma renda extra interessante. Além disso, minha ex-namorada também realizava as vendas.
   O único fator que você deve levar em conta é que muitas mulheres gostam de pagar parcelado e muitas vezes "fiado". É preciso que você tenha um pouco de pulso firme e saiba pra quem você está vendendo o produto.
   Outra opção, caso não queira vender calçados, seria jóias e semi jóias. São produtos relativamente pequenos com uma margem de lucro absurda, as vezes beirando ao 1000%. Falo isso pois tenho contato próximo de um fabricante de semi jóias e ele me passou alguns dados por cima.

   2 - Vender salgados/doces na faculdade.

   Quase todas as faculdades possuem cantina, mas as vezes os alimentos ali oferecidos não são de qualidade. Você trazer outras opções de alimentos é interessante, tendo em vista que muitas pessoas gostam de variedade.
   Na minha faculdade por exemplo, um aluno divulga no grupo do Whatsapp e consegue fazer uma média de quantos salgados levar, geralmente vendendo todos. Assim como ele, já vi outros alunos perambulando pelos corredores com brigadeiros e outros tipos de alimentos.
   Se você estuda deveria considerar essa opção, pois as vezes não é necessário nem mesmo por a "mão na massa" e sim apenas revender de algum produtor de qualidade.

   3 - Participar de feiras em condomínios

   Assim como já realizei vendas de calçados femininos, em minha busca para ampliar o negócio acabei por encontrar um grupo no Facebook que realizava feira em condomínios. Foi necessário gerar alguns antecedentes e pagar uma quantia para poder fazer parte da feira, assim como adquirir uma barraca/tenda para expor os produtos.
   Para produtos como calçados eu particularmente não recomendaria esse tipo de negócio. Fui em diversos condomínios e tive zero resultado, o que foi muito frustrante na época. Mas pude observar outras pessoas que tinham sucesso e grande parte delas vendiam alimentos.
   Pastéis, churros, pizza, peixes, produtos ôrganicos, queijos, vinho, churrasquinho entre diversos outros produtos eram vendidos em grande quantidade. Hoje, se fosse participar de uma feira em condomínio, escolheria algum desses produtos para vender.
   A maior vantagem desse tipo de feira é o fato de não haver fiscalização, não é necessário nenhum alvará de prefeitura pois é algo privado. A maior dificuldade talvez seja a barreira de entrada e também o fato de alguns lugares não terem esse tipo de "serviço". 
   Em todo caso, você pode tentar criar parcerias e você mesmo gerenciar esse tipo de negócio e obter lucro em cima dos demais vendedores. É fundamental o acesso a um ponto de energia elétrica para a iluminação e também espaço físico condizente.
   Nos condomínios que cheguei a ir, as feiras foram realizadas na quadra, nas áreas comuns de lazer e até mesmo na rua. Posso afirmar que é uma maneira muito interessante de gerar renda extra.

   4 - Vender algum alimento de porta em porta

   Quando trabalhei de estagiário em um órgão público tranquilo, diversas vezes aparecia pessoas oferecendo doces e queijos.
   Mas de todos, teve um que me chamou atenção, que era um rapaz que vendia sonho frito. Ele passou em diversos cartórios eleitorais oferecendo o doce e apesar de ter levado uma quantidade alta acabou faltando para algumas pessoas. O sonho que ele fazia era bem recheado e saboroso, acabei comprando um nesse dia.
   Caso você consiga criar uma relação de amizade, pode vender os produtos de porta em porta e as vezes ter ótimos resultados como o desse rapaz, que esvaziou o carro dele em apenas um órgão.

   5 - Identificar uma demanda local

   Neste mesmo local que eu citei da última vez, existia um rapaz que fazia a plastificação do título de eleitor. Ele adquiriu os materiais necessários e ficava na porta apenas esperando quem saísse dos cartórios para oferecer o serviço de plastificação. É algo bem interessante, pois sempre vai ter um fluxo de pessoa entrando e saindo do local, principalmente em época de eleição.
   Você deve analisar os órgãos e identificar as demandas existentes. Por exemplo, em uma faculdade é essencial um local onde possam tirar xerox, impressão de trabalhos, encadernação, venda de produtos escolares ou até mesmo um simples acesso a Internet. Caso a faculdade não possua esse tipo de serviço, você mesmo pode passar a oferecer e lucrar com isso.
   As pessoas que fazem concurso público, já conhece isso muito bem. Sempre no dia do concurso, diversos vendedores ambulantes ficam na porta do estabelecimento onde a prova vai ser realizada, vendendo água, chocolate, lanches, caneta, lápis, borracha e etc. Pensar um pouco fora da caixa pode dar bons retornos financeiros.

   Bom pessoal, esse post vai ficando por aqui e espero de coração que sirva de inspiração e que de fato possa auxíliar vocês na jornada da independência financeira, afinal, aportes são mais do que essenciais para gerar um bom patrimônio.

   Um grande abraço a todos e Rumo a IF !
   

2 comentários:

  1. Ótimo post, obrigado por compartilhar as dicas.

    Ter uma fonte de renda não é nada mal. Já comentei no meu blog que venho trabalhando em um projeto que pode me render um grana extra. Ainda não tive a oportunidade de fazer uma grana extra com essas atividades, mas a minha irmã vendeu muito salgado na empresa onde trabalhava me lembro que a demanda era muito grande as vezes faltava salgados. Suas dicas são ótimas para quem quer começar, pela a experiência que eu pude ver das vendas de minha irmã em se tratando de comida é negócio garantindo, vejo que se for algo doce ou salgado melhor ainda... Não tem jeito a galera compra mesmo. Lembro que minha irmão começou do zero e em pouco tempo conseguiu levantar uma boa grana.

    ResponderExcluir
  2. É trabalhoso, mas vale a pena. As vezes as pessoas já possuem um salário fixo e precisam apenas complementar a renda para fazer aportes e fazer o dinheiro trabalhar sozinho e essas podem ser algumas das opções. Alimento é algo relativamente fácil de vender, brigadeiro mesmo é um doce que todo mundo gosta, principalmente as mulheres !
    Abraços !

    ResponderExcluir