domingo, 22 de dezembro de 2019

As famosas BlueChips, aquilo que todo investidor quer...

   Quanto mais invisto mais percebo o quão incerto é a renda váriavel. Apesar de ter pouco capital na bolsa, já observei ela em outros momentos da minha vida e até mesmo investi um pouquinho em outras épocas e o que eu mais observei é que passado não tem nenhuma relação com futuro, assim como o fato de uma empresa ser "blue chip" pode não significar muito.
   Lembro quando a Vale e a Petro eram a bola do momento, ações extremamente caras e simbolizavam aquilo que todo investidor quer, um potecial de crescimento de renda váriavel com a segurança da renda fixa.
   O tempo nos mostrou que o governo pode influênciar em uma empresa, principalmente negativamente e depois de diversos escândalos, elas ainda estão de pé, mas não tão fortes quanto deveriam estar.
   Falando nisso, o termo "blue chip" é algo que não ouço muito das pessoas. Hoje se fosse classificar as empresas que se enquadrariam nesse termo seria algo como Itausa, MagaLu, Ambev entre diversas outras que estão na boca do povo.
   Hoje eu sigo investindo nas empresas, inclusive nas bluechips, mas sei que caso essas empresas estejam envolvidas em escândalos de corrupção, má gestão corporativa, toda essa "segurança" deixa de existir de um momento ao outro. Devemos aprender com o passado, até mesmo os grandes bancos nos EUA já passaram por crises (vide 2008) e claro, apesar do erro deles não ser cometido no Brasil, nada impede que os bancos brasileiros cometam outros erros.
   Podemos tomar como exemplo a fraude fiscal encontrada no banco Panamericano em 2010. Eu sei que era um banco pequeno, mas a Caixa Econômica tinha cerca de 49% da empresa (se não me engano) graças ao Lula. A repercussão foi tão negativa que o governo teve de intervir para evitar maiores danos e num plano de salvação pra lá de tranquilo para o Panamericano, conseguiram evitar sua quebra e hoje ele esta ai, após anos lateralizado, postando com cara de "Fintech".
    O que eu quero dizer com esse post é que nada é imutável na renda variável e ela possuí esse nome um motivo óbvio, ser variável. Invistam, mas não fiquem apenas vendo o que os gurus da internet passam como verdade absoluta. Inclusive, NADA do que eu falo aqui nesse post ou no meu blog é recomendação de compra, ok ?
   Um bom fim de ano a todos e espero estar ajudando toda a comunidade.
   Grande abraço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário