quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

A cobrança de metas pode estar atrapalhando a sua vida.


   Nem tudo que eu falo aqui no blog é uma verdade absoluta, portanto sempre pondere e pense se serve ou não para você. As pessoas são diferentes, logo os estímulos tendem a ter efeitos distintos de pessoa para pessoa.
   O fato é que a cobrança excessiva, perfeccionismo, seriedade com suas metas as vezes pode ter um efeito contrário do esperado. Quantas vezes as pessoas começam uma dieta e depois de um pequeno deslize a mente da pessoa cria uma autosabotagem dizendo:

- Bom, agora que falhei então vou me dar a liberdade para comer o que quiser e amanhã retomo meu plano alimentar.



   Fato é que os danos seriam minimizados caso você estipulasse essa falha no processo antecipadamente, retomando a dieta no mesmo instante. Devemos focar na jornada, viver o momento presente e não idealizar o futuro perfeito.
   Algumas pessoas lidam bem com o cenário de metas estipuladas, onde vão alcançando seus objetivos de forma gradual e constante. Para esse tipo de pessoa, a cobrança as vezes é necessária tendo em vista o perfil da pessoa.
   Quem fez administração de empresas provavelmente já ouviu falar da teoria X, Y de McGregor. Resumidamente, é um estudo feito pelo economista americano que trata do perfil de personalidade e comportamento dos funcionários.
   Segundo McGregor, na teoria X alguns funcionários sempre evitam o trabalho, trabalham apenas sobre forte pressão e evitam responsabilidades, sendo que esse tipo de indivíduo seria melhor liderado por um chefe com perfil autoritário.
   Já na teoria Y, os funcionários tenderiam a assumir responsabilidades, são pessoas criativas e com capacidade de autogerência, sendo melhor liderado um chefe democrático.
   De maneira análoga, podemos entender que em nossa vida pessoal temos o perfil de uma dessas teorias ou uma mescla delas, sendo que o “chefe” é você mesmo. Identificando o seu perfil, você poderá entender porque em determinadas situações as coisas tendêm a dar certo, enquanto em outras falha miseravelmente.
   Entendendo todo o processo, é mais fácil elaborar a melhor estratégia para acumulação de patrimônio em busca de uma vida tranquila.
   Grande abraço a todos e Rumo a IF!

Nenhum comentário:

Postar um comentário