sábado, 22 de fevereiro de 2020

Devo ou não arriscar ? O grande Axioma

   Se você já leu o livro Axiomas de Zurique, de certo sabe o primeiro axioma: o Risco. Na primeira parte do livro ele já fala sobre como as pessoas possuem aversão aos riscos e até cita um exemplo de duas mulheres onde na história uma era chamada de Louca e a outra de Sóbria.
   É construída uma narrativa e no fim demonstrado a situação financeira de cada um delas, sendo que a Louca ficou em uma situação de vida de luxo quando arriscou investindo em ouro, após várias tentativas e perdendo muito dinheiro, já a outra mulher ficou em uma situação confortável, mas sem grandes posses.

Não é pra arriscar tanto assim...


   A verdade é que temos uma repulsa ao risco que nos impede de muitas vezes de ganhar. Existem algumas controvérsias quando falamos de riscos, Warren Buffet por exemplo, cita como primeira regra: Não perca dinheiro.
   Mas ao ler o livro tenho a impressão que entre arriscar perder dinheiro ou ser conservador, a primeira opção seja a melhor. Se você não nasceu rico, deverá assumir riscos para enriquecer e como no próprio livro fala, investir é especular.
   No livro ele cita alguns exemplos de Blue Chips americanas que eram consideradas extremamente seguras e demonstraram ser péssimos investimentos em determinado período, sendo citado a IBM e a GM. No Brasil, tivemos ações parecidas veja ações como Petrobras e Vale que em 2008 possuíam um valor absurdo e tiveram uma derrocada imensa após a crise do subprime somado com os inúmero escândalos envolvendo a empresa. Somente agora, com a mudança de governo voltou a ter lucros expressivos.
   Posso pensar em mim como exemplo, sou funcionário público estável e possuo uma renda que considero média em relação aos outros, tenho carro porém não tenho imóvel próprio. Meu salário me deixa relativamente confortável e não sou exigente com relação a bens, o que eu tenho me atende e muito bem.
   O dinheiro pra mim seria pra ter liberdade pra fazer o que quiser, trabalhar em algo que me interesse e pro meu futuro. Assim, acredito que arriscar agora é a melhor coisa que posso fazer na busca da independência financeira.
   Mas e você, gosta de arriscar ou tem aversão ao risco? Acha que da pra enriquecer com pouco valor economizado ?

Grande abraço a todos.
Rumo a Independência Financeira.

Um comentário:

  1. Mas e você, gosta de arriscar ou tem aversão ao risco? aversão ao risco

    Acha que da pra enriquecer com pouco valor economizado ? não

    ResponderExcluir