quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Como eu escolho minhas ações...

   Bom, antes de tudo gostaria de dizer que sou um cara leigo no mercado acionário e não recomendo utilizar os mesmos métodos que eu. Tenho estudado lentamente sobre análise fundamentalista e pra mim é o que mais se enquadra em minha estratégia, pois acredito que o giro de capital pode ser prejudicial, pois é difícil saber a hora certa de sair.
   De modo geral eu busco empresas sólidas e líderes no mercado, isso significa que meus ganhos nunca serão exorbitantes mas também que estou menos suscetível a perdas. Aloco pouco capital em empresas de alto risco e vou falar um pouco sobre elas também.

O céu é o limite...


   Itaúsa

   A Itaúsa é uma holding brasileira controladora do Itaú e outras empresas como Duratex, Alpargatas, NTS entre outras. Como controladora do maior banco privado brasileiro, julgo ser uma empresa sólida e acredito que haja espaço para crescimento, lento mas contínuo. Outro fato é que é uma boa pagadora de dividendos e de certa forma você acaba por diversificar um pouco.
   Sabendo da lucratividade dos bancões brasileiros, decidi que essa é uma empresa que não deveria faltar em minha carteira e meu maior posicionamento no mercado variável é exatamente nela.
   Como podem ver, minhas análises de escolha são simplistas, mas acredito na boa governança destas empresas.


   Banco Inter

   Apesar de investir nos grandes bancões, não costumo utilizar o serviço deles. Trabalhei durante anos em um dos maiores bancos do Brasil e tive uma vivência clara de como funciona esses locais de trabalho.
   Geralmente os grandes bancos visam muito lucro e as vezes esquecem de prestar um serviço mais acessível aos trabalhadores, além de taxas abusivas.
   Pra mim o banco Inter foi um dos pioneiros na era digital e trouxe inúmeras vantagens como depósito em boleto, transferências gratuitas, Homebroker sem nenhuma taxa e sou cliente deles a algum tempo. Particularmente me serve muito bem e acredito que consigam trazer um bom serviço a toda base de clientes.
   Por acreditar na empresa, também estou posicionado neste banco e acredito que tenha pago "caro" pela ação. Mas acredito que com o tempo eles tendem a devolver esse investimento, então estou tranquilo com relação a isso e caso os grandes bancos voltem a ser competitivos, acredito fortemente em uma fusão como já aconteceu diversas vezes na história brasileira.


  Ambev

   Uma das maiores empresas do país não poderia faltar na minha carteira, desde muitos anos atrás eu já acompanhava seu preço, a variação de mercado e sempre quis ter ela. Mas na época eu era um pobre coitado, mal tinha dinheiro pra comprar um lanche então ficava mais no âmbito do sonho mesmo.
   Apesar dos inúmeros desafios com o aumento das cervejas artesanais e concorrentes fortes como a heineken, ainda acredito na empresa e sei que ela possui um leque muito bom de produtos.

 
   Klabin

   Empresa centenária no ramo de celulose, adquiri com um preço bem descontado e em um bom período. Junto com a Suzano, acredito que seja uma das melhores empresas do setor e é muito favorecida com a alta do dólar.
   Apesar de operar em alavancado em diversos projetos, é uma empresa sólida e confiável e devido a isto coloquei em minha carteira. Confesso que vi um pouco das dicas do Barsi pra adquirir essa empresa, sei que o que funciona pra ele não necessariamente vai funcionar pra mim.

 
   M. Dias Branco

   Empresa líder no ramo de massas alimentícias e terceiro maior produtor de farinha do país também estão na minha carteira. Comprei quando ela estava com o preço baixo pois teve um faturamento abaixo do esperado, porém foi resultado do acúmulo de estoque do próprio mercado no final do ano passado.
   Assim, vi que era uma boa oportunidade de entrada e até o devido momento só tem me trazido alegrias.


   Como podem ver, essas são todas as ações boas que adquiri nos últimos meses. Como também aloco meu capital em algo mais arriscado, tenho mais duas ações que não se enquadram nos mesmos critérios de boas empresas:


   Oi

   Quarta maior empresa no ramo de telefonia, esta com alto individamento e em recuperação judicial. Recentemente vendeu uma fatia da UNITEL na Angola, o que resultou em um pouco mais de sobrevida a empresa. É uma empresa que vem trazendo prejuízos atrás de prejuízos e estou nela como uma aposta, acredito que meu capital nela pode crescer 5x ou ser pulverizado. Tendo em vista o risco, aloco pouquíssimo capital e fico torcendo pra que ela suba.


   Eternit
 
   Entrei na ação quando ela estava em R$2,88 e até o devido momento tem me dado bons retornos. Apesar da empresa também estar em recuperação judicial, vem apresentando resultados satisfatórios ao longo do tempo.
   Dito isso, as telhas fotovoltaicas é uma inovação interessante assim como a abertura para o mercado de louças. Barsi tem ela encarteirada e eu acredito que fiz uma boa escolha alocando um pouco de capital nela.


   Mas e vocês investiriam nessas ações? Acham que estou no caminho correto? Deixem nos comentários e vamos discutir mais isso!

Grande abraço a todos.
Rumo a Independência Financeira.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário