sábado, 8 de fevereiro de 2020

Economia e Administração são as únicas faculdades para investidores?

   Sou formado em administração de empresas e trabalhei em um dos maiores bancos de varejo do Brasil. Tive diversas aulas sobre os mais variados assuntos e vi de perto as operações bancárias no dia a dia. Apesar de tudo isso, posso afirmar que nem a faculdade de administração e nem trabalhar em um grande banco vai te transformar em um bom investidor.
   Não posso dizer isso sobre economia, afinal nunca cursei esse curso, mas acredito que importa mais o foco do curso e o interesse do aluno sobre investimentos do que qualquer outra coisa. No banco, por exemplo, durante quatro anos trabalhei em rotinas administrativas, portanto tinha zero contato com investimentos. Se você acha que a área comercial era muito diferente, sinto desapontá-lo pois a grande maioria dos gerentes sabiam fazer empréstimos, venda de capitalização, seguro, CDBs e previdência privada. Os produtos eram sempre voltados ao próprio banco e não para investimentos onde o cliente poderiam realmente ganhar dinheiro, talvez algum fundo com uma taxa exorbitante de administração.
   Já a faculdade de administração é uma das faculdades mais amplas que eu pude conhecer, lá você vai aprender de técnicas de negociação até coisas distintas como direito. Particularmente, não recomendo essa faculdade pra ninguém, ao menos que queira ser um profissional genérico e que provavelmente terá de fazer alguma especialização.


   Como já disse em alguns posts anteriores, estou fazendo faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e ontem tive uma grata surpresa. Todas as sextas, terei duas aulas de Contabilidade e duas aulas de Economia e Finanças.
   O melhor disso tudo é que o professor de contabilidade pretende fazer um estudo de caso da MGLU, pegando os dados informativos de 2017 a 2018 e analisando a DRE, DFC e DVA. Apesar de já ter estudado isso na faculdade de administração confesso que faz muito tempo e tenho pouca recordação então isso vai me servir muito para análise fundamentalista dos investimentos.
   Já o professor de Economia e Finanças esta dando uma aula geral sobre todo o sistema financeiro, mas deu pra ver que ele gosta do assunto INVESTIMENTOS. Disse sobre diversos ex-alunos que conseguiram gerar uma fortuna através do mercado acionário e convidou a todos para grupos de debates sobre os temas propostos. Já posso ver que vou aprender muito sobre o assunto e isso me deixou extremamente empolgado.
   Analisando o curso como um todo, acredito que no meu caso a faculdade de TI vai ser extremamente útil e poderá me colocar pra trabalhar naquilo que eu gosto, que é o mercado acionário em conjunto com os investimentos. Então respondendo a pergunta do título, nem só de economia e administração vivem os melhores investidores, você vai ver muito isso em cursos de exatas, que podem ser tão útil quanto, cansei de ver pessoas de engenharia trabalhando em cargos administrativos.

Um grande abraço a todos.
Rumo a Independência Financeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário