sábado, 15 de fevereiro de 2020

Realizei minhas primeiras operações de trade...

   A algum tempo estava pensando em qual estratégia utilizar para saída da bolsa em alguns ativos, pois na minha opinião não havia sentido em ficar em todas as ações ad eternum. Conversando com alguns amigos pude perceber que muitos estão operando diariamente com Forex e Mini índices, mostrando que eu estou bastante conservador na minha estratégia então defini alguns pontos.
   Pretendo fazer uma mescla de Buy and Hold com Position Trade, utilizando metade do capital para manter em boas empresas a longo prazo enquanto a outra metade vou operando e saindo sempre no mercado de alta, obtendo assim lucros já descontada a inflação, obviamente.


   Confesso que fiquei receoso, afinal muitas pessoas bem sucedidas são adeptas do Buy and Hold, mas o que me incomodava era a falta de aportes altos. Não tenho dinheiro suficiente para aportar altos valores e se outras pessoas ganham dinheiro fazendo trade, inclusive em investimentos perigosos onde pode haver uma alta alavancagem, porque eu não deveria arriscar uma parte do meu capital para gerar lucro?
   Meu professor de economia e finanças disse que na faculdade onde estudo surgiram algumas pessoas que estão muito bem de vida. Segundo ele, muitos desses caras eram literalmente uns "bostas" e que com um pouco de sorte e interesse conseguiram boas oportunidades. 
   Esses ex-alunos eram caras totalmente desinteressados, um ficava jogando truco em vez de estudar e em outro exemplo, o aluno foi preso por tráfico e ao sair da cadeia voltou a estudar sobre investimentos e ficou bem de vida, como o próprio professor disse ele era um "maconheiro" que hoje esta com uma vida confortável e plena.
   Oras, se até esses caras conseguiram chegar lá por que eu, que mato um leão todo dia trabalhando e estudando, não estou fazendo dinheiro na bolsa ? A partir de agora, pretendo levar mais a sério a brincadeira e fazer com que as coisas fluam ao meu favor.
   Então decidi realizar minhas primeiras vendas, começando com pouco capital. A seguir vou mostrar quais empresas decidi criar essa rotatividade.


MDIA3DATA DE COMPRAQUANTIDADEPREÇO COMPRAVALOR COMPRA
09/12/20197R$ 34,28R$ 239,96


MDIA3DATA DE VENDAQUANTIDADEPREÇO DE VENDA
12/02/20207R$ 43,34
TOTAL
R$ 303,38

   Minha primeira venda foi da M. Dias Branco, onde fiquei alocado por aproximadamente 2 meses gerando R$63,42 ou 26% de lucro, já descontada a corretagem e taxas da B3. Como não queria realizar daytrade para evitar imposto, aguardei o próximo dia para realizar a outra compra e girar o capital e na ocasião comprei um pouco de Suzano, conforme a tabela abaixo.

SUZB3DATA DE COMPRAQUANTIDADEPREÇO COMPRAVALOR COMPRA
12/02/20208R$ 38,58R$ 308,64


SUZB3DATA DE VENDAQUANTIDADEPREÇO DE VENDA
13/02/2020841,89
TOTAL
332,53

   Como podem ver, fiz a compra no dia 12 e já no dia 13 realizei a venda do ativo. Ele teve uma variação expressiva e uma alta que achei interessante, então aproveitei a oportunidade pra liquidar e tentar girar mais uma vez.
   Com o desconto da corretagem e a taxa da B3, consegui um lucro de 7,74% em um dia ou R$23,89 o que achei bastante interessante apesar do baixo valor. Lembrando que estou fazendo isso como aprendizado e vendo se minhas estratégias estão condizentes.
   Ontem, realizei outra venda e aloquei o capital em outras empresas, vou demonstrar mais uma vez em tabela. Peço desculpas pela má formatação, ocorre que é difícil controlar essa tabela aqui pelo blog.

KLBN11DATA DE COMPRAQUANTIDADEPREÇO COMPRAVALOR COMPRA
07/10/201919R$ 15,10R$ 286,90
KLBN11DATA DE VENDAQUANTIDADEPREÇO DE VENDA
14/02/202019R$ 21,79
TOTAL
R$ 411,39
   Fiz a venda das ações da Klabin gerando um lucro de R$124,49 já descontado corretagem e taxa da b3 ou 43,39% em um pouco mais de quatro meses. Desse valor, já decidi aportar em outras empresas, conforme tabela abaixo.

ABEV3DATA DE COMPRAQUANTIDADEPREÇO COMPRAVALOR COMPRA
20/09/20194R$ 19,40R$ 77,60
14/02/202034R$ 16,26R$ 552,84
TOTAL38R$ 16,59R$ 630,44
BMGB4FDATA DE COMPRAQUANTIDADEPREÇO COMPRAVALOR COMPRA
14/02/202025R$ 7,89R$ 197,25
   Juntando o valor das vendas e talvez um pouco mais de capital, fiz a diluição do preço médio da AMBEV, que estava no valor de R$19,40 e fiz compra do banco BMG que teve uma queda de 16,38% devido os resultados entregados ao mercado. Na verdade, ontem foi um dia de queda geral na bolsa e entendi que essas eram boas ações para aguardar no Position Trade e esperar uma alta. Mais um pouco e eu comprava novamente Suzano, que voltou ao patamar de R$39,75.
   Se a minhas estratégia vai ser vencedora eu não sei, mas espero que consiga obter bons lucros dessa maneira. De modo geral, não escolhi empresas pequenas para fazer esse giro e apenas usei situações atuais das empresas para realizar as compras.
   Conforme for operando, pretendo mostrar aqui pra vocês o que estou fazendo e espero um feedback de todos, acho que assim podemos crescer juntos.
   Por fim, peço desculpas por não criar posts todos os dias, com a volta da faculdade estou tendo muita dificuldade em criar conteúdo para o blog, portanto o que defini como meta para o blog não estou conseguindo cumprir, mas de qualquer maneira pretendo sempre que possível criar posts para vocês.

Um grande abraço a todos.
Rumo a Independência Financeira!

Um comentário:

  1. Olá!

    Pra ser trader precisa muito, mas muito estudo e tempo livre, e o stress de ficar operando todo dia, não é pra qualquer um, fora o stress com Imposto de Renda.

    Aparentemente você está fazendo o processo inverso que a maioria das pessoas fazem. Que é começar tentando viver de trade, e depois ir pro Buy and Hold. Quando eu comecei a conhecer bolsa me apaixonei pelos altos retornos prometidos por alguns vendedores de cursos na internet, e passei a estudar diversos indicadores e fórmulas, criei dezenas de estratégias e fiz milhares de backtests, fiz isso por uns 18 meses, então vi que na prática a coisa é bem mais complicada e fui vender curso hahaha

    Apesar de tudo isso, existem pessoas que realmente conseguem bons retornos, mesmo girando a carteira todo mês. Hoje mesmo vi um video no canal dicadehoje, falando sobre a carteira Graham, que troca ações todos os meses e tem conseguido superar o IBOV quase sempre.

    Bom, é questão de perfil, mas sugiro que vá com calma, as vezes negociar é emocionante e pode te viciar nisso, mas o resultado financeiro nem sempre é bom.

    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir