quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Venha 2023! Como estão meus investimentos?

    Fala pessoal, como estão ? Espero que bem!
    Iria fazer mais um post aleatório das minhas divagações mentais, mas bem, estamos começando o ano e nada melhor que deixar registrado como está indo meus investimentos.
    Na verdade esta muito fácil o registro pois não estou com altas posições na bolsa. Acabei tirando meu dinheiro antes da quebradeira e em partes isso me garantiu ter uma proteção maior e não vi meu patrimônio ser "destruído" devido a guerra, eleições e outras influências. Engraçado que antes da pandemia também realizei movimento parecido, garantindo bons frutos financeiros durante o período.

   
    Logicamente, preferia que nada disso tivesse acontecido, sei que minha vida seria outra e talvez eu não vivesse pensando diversas vezes sobre o sentido de tudo, mas enfim, vamos ao que interessa:

  • Nubank - Conta Corrente - 100% do CDI: R$ 70.652,23
  • Nubank - Caixinha - 107% do CDI:           R$ 1.101,67
  • Nubank - Ultravioleta- 200% do CDI:        R$ 86,63
  • Tesouro Direto - Soma Variada:                  R$ 796,82
  • BBDC4 - Ação - 86 cotas:                           R$ 1.259,04 
  • IRBR3 - Ação - 100 cotas:                          R$ 92,00
  • MGLU3 - Ação - 100 cotas:                        R$ 265,00
  • OIBR3 - Ação - 217 cotas:                          R$ 36,89
  • MXRF11 - FII - 130 cotas:                          R$ 1.313,00
  • HGLG11 - FII - 13 cotas:                            R$ 2.111,20
  • BRCR11 - FII - 29 cotas:                             R$ 179,42
  • BCFF11 - FII - 6 cotas:                                R$ 399,00

Total: R$ 78.292,90

Fora isso, tenho parado nas contas:

  • Nuinvest - R$ 1.038,59
  • Nubank - R$ 529,93
  • Banco do Brasil - R$ 4.199,17

Total: R$  5.767,69


Total Geral: 84.060,59

    Os valores que estão parados nas contas ainda preciso decidir o destino e talvez pagar alguma pendência, mas nada muito relevante. Fato é que fim de ano acabamos gastando mais que o necessário, assim como realizei algumas compras a mais (Tablet + Curso Estratégia), além do natural devido as festas. Bom, vamos falar um pouco sobre o rendimento mensal tendo em vista a estratégia atual do portfólio (que deverá ser alterada):

Nubank - Rendeu no último mês: R$ 671,53
FII - Rendeu no último mês:         R$ 42,56

Total de Rendimentos: R$ 714,09

    Finalmente parece que a bola de neve começa a aparecer, um rendimento acima de R$ 700,00 apesar de ser pouco representa muito mais do que eu aportava ao final de 2019 quando estava voltando em meus investimentos. Lembro-me de aportar papo de R$ 300,00  e de ter R$ 20.000,00 congelados em previdência privada. Apesar da previdência ser um péssimo investimento, por ser um pouco mais burocrático o resgate me fez manter aquele dinheiro durante muitos anos. Muitas coisas mudaram financeiramente desde então, parei de pagar aluguel, passei a pagar pensão alimentícia e outros gastos extras, tive um pequeno incremento no meu salário, porém passei a trabalhar muito mais. Meu salário gira em torno de 4 a 6 salários mínimos, depende muito do mês, mas tem me possibilitado realizar os aportes.
    Fato é que em três anos meu capital mudou muito e se tenho algum arrependimento foi de não ter voltado a investir antes. Me pego muitas vezes triste por estar em uma situação onde não consigo aportar grandes valores e por não estar realizado profissionalmente, enquanto olho outras pessoas que estão no auge tirando valores estratosféricos. Não é uma inveja do que o outro tem, mas a vontade de estar melhor e saber que se tivesse a mesma situação alcancaria a independência financeira em questão de 3 anos.
    Apesar de tudo, tento olhar pelo lado positivo da coisa. Tenho meus trinta e tantos anos, saúde esta OK na medida do possível, tenho um filho perfeito e saudável e que me traz alegria. Minhas perspectivas para o Brasil não é das melhores mas a verdade é que pouco importa, sou apenas mais um grão de sal no meio da areia. Na verdade, mesmo as pessoas mais destacadas são apenas um grão um pouco maior, que serão substituídas por outras pessoas até o fadado esquecimento.
    Enfim, tento manter as coisas simples e sequer tenho metas bem definidas. Sigo o plano de gastar pouco, usar roupas simples, aportando o máximo que consigo mas sem abrir mão de pequenos lazeres. A verdade é que perdi um pouco do gosto pela vida, antes vivia como se nada importasse me levava aos limites, já hoje sinto que vivo no modo automático e apático. Ainda assim, sonho com o dia em que deixarei meu celular sem despertador pra acordar quando meu corpo definir que estou descansado, ir para academia sem aquela urgência de horário, me alimentar tranquilamente sem pensar que preciso voltar daqui 10 ~ 20 minutos, etc.

Grande abraço a todos e ...

Rumo a IF!

Um comentário: