Fala pessoal, tudo bem? espero que sim. Hoje quero falar sobre um dado interessante que eu não tinha conhecimento: Nossa importância na Finansfera.
Sei que meu blog é um emaranhado de informações e que muitos que acompanham são pessoas que já são atreladas aos investimentos, mas hora ou outra eu tento trazer algum conteúdo que agregue dentro do cenário de finanças. Abaixo, quero mostrar uma informação retirada da ANBIMA.
Isso me surpreende pois demonstra o quão relevante as informações nos blogs são. De fato, não existe educação financeira nas escolas e sequer nas famílias de um modo geral, de modo que os criadores de conteúdo possuem um papel fundamental no incentivo e direcionamento das pessoas.
Esse é um alerta importante a todos nós que participamos disso, direta ou indiretamente. Incentivar as pessoas a ter uma saúde financeira, alertar a golpistas e a riscos, demonstrar aquilo que funcionou e como foi feito de maneira responsável é muito importante como um todo.
Outro fato interessante é que as pessoas não sabem por qual motivo escolhem um investimento, conforme abaixo:
O mais maluco é que nós somos proibidos de recomendar qualquer coisa, no Brasil somente analista pode recomendar investimentos e até mesmo nas corretoras, os analistas são poucos, sendo que os agentes autônomos de investimento, ou assessores como são chamados, apenas podem repetir o que os analistas publicaram. Isso serve pra nos proteger de tomar algum processo, se alguém copiar nossa carteira ou se basear em algum estudo nosso pra investir e depois de tomar um tufo querer botar a culpa em nós.... enfim, eu não confio nem nos analistas, acho que cada um deve fazer seus estudos e ser responsável pela suas decisões. Abraços
ResponderExcluirEu digo por mim, os blogs da finansfera foram essenciais para que eu começasse essa estratégia de investimento para a aposentadoria. Sou influenciado por alguns que se aproximam mais do caminho que eu escolhi, mas tomo minhas decisões baseadas em minhas próprias análises. Apesar disso, acho muito importante sim o que estamos fazendo, mesmo que o percentual de conversão a novos investidores seja pequeno. Abraço!
ResponderExcluir