sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Trade de ações, funciona ?

     Fala pessoal tudo bem? Espero que sim.

    Hoje quero falar sobre algo que demorou para adentrar em minha cabeça, se fazer trades era algo lucrativo. Digo isso pois quando entrei no mundo dos investimentos sempre fui muito conservador e ouvia dizer que fazer trades era o jeito certo de perder dinheiro,  que as corretoras adoravam os traders porque eles gastavam tudo em taxas operacionais e varias outras coisas em fórums.

    Durante muito tempo tomei isso como verdade absoluta, afinal 90% dos traders desistiam nos primeiros meses. Acreditava que o Buy and Hold era o melhor caminho e também o mais seguro até que entrei na faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.


Será mesmo o melhor caminho ?


    No inicio do semestre passado abandonei a faculdade, mas tive algumas aulas interessantes dentre elas aula de Economia e Finanças. Ocorre que o professor dessa matéria ensina muito aos alunos sobre investimentos e de fato tem um capital na casa dos milhões (confirmado por um companheiro de sala que também trabalhava na parte administrativa da faculdade).

    Ele sempre falou muito sobre ações, de ex-alunos que chegaram a ganhar um campeonato de trades com small caps e aos poucos fui me convencendo que se alguém podia ganhar dinheiro dessa forma, eu também poderia e passei a estudar mais sobre o assunto.

    Fato é que sim, da pra ganhar dinheiro no mercado de ações com trades e que na verdade é mais arriscado manter uma ação em carteira por muito tempo do que fazer trades. Isso pois, quando você mantém um ativo em carteira por longos períodos você esta exposto ao risco a todo momento. Já fazendo trades, você sempre vai ter um ponto de entrada e um ponto de saída, assim como uma expectativa matemática positiva e se trabalhar com as probabilidades a seu favor pode fazer um bom rendimento.

    É verdade que diversas empresas subiram exponencialmente durante diversos anos como por exemplo ItauSA ou o famoso case da Magazine Luíza após 2016 onde ela quase quebrou. Mas o contrário também é verdadeiro, podemos citar as empresas do Eike Batista como a MMX, OGX ou até mesmo mais recente o caso da IRBR Resseguradora que despencou e ja amarga um valor de mercado baixíssimo. 

    Na realidade tanto a análise fundamentalista quanto a técnica possuí vantagens e desvantagens, mas principalmente respondem perguntas distintas. A fundamentalista, vai mostrar qual ativo é saúdavel para se adquirir enquanto a análise técnica vai ensinar quando você deve comprar ou vender determinado ativo.

    Bom, em outros posts vou abordar mais sobre trading assim como demonstrar exemplos, portanto, continuem acompanhando se você tem interesse no tema.

Um grande abraço a todos

Rumo a IF!

6 comentários:

  1. Na minha visão sempre há narrativa pra qualquer argumento, vc consegue falar bem de B&H e falar mal, consegue falar bem de trade e falar mal, dá até pra falar bem e mal da poupança também haha, tudo depende de como VOCE ver cada um desses e como VOCE se comporta em relação a cada um, muitos conseguem ganhar dinheiro com B&H porque se encaixa mais dentro do perfil dessa pessoas, da mesma forma que poucos ganham com trade porque não é pra todos. Acho que o básico aqui é ter autoconhecimento e ver em qual ramo o seu perfil se encaixa e depois disse cair pra dentro.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, acredito que vai muito de perfil mas o que eu vejo em alguns fórums tipo o Bastter os cara chegam a xingar quem faz trades como se fosse um pecado mortal. Algumas pessoas acabam tomando um posicionamento como verdade e sequer testam pra ver se realmente é o que falam.
      Grande abraço !

      Excluir
    2. O mais importante é o back test, eu usei o Wealth Lab por um tempo para isso e recomendo ele, bem no começo dos meus estudos eu cometi muitos erros ao não considerar liquidez do mercado e outros fatores, como vícios estatísticos, então isso me induziu a acreditar que tradesystems eram a fórmula para enriquecer, mas quando coloquei em prática o negócio não foi bem assim.

      EM resumo, dá pra ganhar dinheiro, mas dá muito trabalho, e no final o resultado é muito parecido com o B&H que ficou de boa.

      Excluir
    3. nossa o problema do Wealth Lab é o preço ! bem salgadinho pra quem ta começando. Queria ter um jeito de testar mais barato, testei por 1 mês só e não foi suficiente

      Excluir
  2. Na minha opinião é simples probabilidade, b&h ou trader, efetivamente ambos podem ganhar ou perder na bolsa. Mas me mostre a estatística dos traders e a estatística dos b&h, quem se deu melhor ao longo do tempo ? Se foram os traders me dou por convencido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas investimento não é uma guerra onde se pode utilizar apenas uma estratégia. É obvio que o Buy and Hold tem um lucro enorme potencial, mas o trade também. Se o cara sabe o que ta fazendo ganha na lateralização do mercado ou na queda entrando vendido, coisa que o B&H não pode fazer.
      Você pode alocar um capital para fazer trades e com o lucro das operações ter ações para o resto da vida.

      Excluir