quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

A era dos charlatões...

     Se tem uma coisa que tem me irritado bastante ultimamente é a quantidade de malandro nas redes sociais com suas falsa promessas, prometendo riquezas e dando o famoso golpe do "bilhete premiado" de forma moderna e a quantidade de gente caindo nessa ladainha.

    Um promete aumentar seus ganhos em 10x, outro promete acelerar sua carreira de 10 anos em apenas 1, já aquele promete que em uma simples operação você vai ganhar grana fácil pra pagar um café da manhã em 5 segundos e tem aquele que promete que você vai fazer de 6 a 7 digitos na sua conta.

    O cara promete algo que não pode cumprir e o pior é que tem MUITA GENTE seguindo esse tipo de gente. Ai você entra em um canal sério, onde o cara passa técnicas úteis para uma mudança real de vida e olha a quantidade de seguidores, geralmente o valor é bem abaixo que do malandro.

    Parece que o que importa hoje é vender sonhos. O cara não gosta de trabalho duro, do esforço ou do risco, mas gosta de sonhar. Gosta de acreditar que achou o pote de ouro e que a vida vai mudar de maneira rápida e simples.

    Ele vai e compra um curso do charlatão que promete devolver o dinheiro em 7 dias caso não esteja satisfeito. Eventualmente, ele pode tentar o estorno do valor e sabe quando ele vai receber? Nunca.

    É algo que não consigo entender de verdade, como a futilidade é vendido fácil para as pessoas de modo geral e como o conhecimento verdadeiro é tido como chato e tem pouca audiência. Se você faz um Big Brother Brasil novo, vai ter milhares de visualizações todos os dias. Já um programa informativo, onde você pode aprender coisas novas dificilmente vai ter a mesma audiência.

    O pior é que o charlatanismo se extende a diversos nichos da sociedade, não apenas na internet. Quando trabalhava em banco, toda segunda era dia de depósito da Universal, coisa de 500~600 mil reais fora os depósitos durante a semana. Tinha também a Mundial do Reino de Deus que depositavam também altas quantias mas de maneira mais espaçada durante a semana.

    Onde esses caras gastam o dinheiro? Gastam dinheiro pra fazer mais dinheiro. Basta ver o Templo de Salomão em SP, um local absurdamente gigante onde devem ter gastado uma fortuna para construção. Eu até alguns anos atrás sequer conhecia, até que um dia passei na frente sem querer e fiquei espantado com aquilo.

Adivinha o motivo de construir esse monumento com o dinheiro dos fiéis...

   Espero que um dia as pessoas abram os olhos e deixem de cair nesses golpes, que busquem o verdadeiro conhecimento e que de fato melhorem suas vidas. Aprender que nada vem fácil e que maestria vem do aperfeiçoamento constante, sem atalhos e com muito suor.


Grande abraço a todos.

Rumo a IF!

Um comentário:

  1. E a gente dando duro dia a dia pra ir em busca da liberdade financeira e sair dessa corrida dos ratos.

    É FODA!

    ResponderExcluir