quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

O que eu quero que meu filho aprenda durante a vida...

     Fala pessoal, tudo bem ? Espero que sim.

    Hoje eu gostaria de listar algumas coisas que quero que meu filho aprenda durante a vida, seria algumas coisas que eu gostaria que ele lê-se caso eu não esteja toda a jornada ao seu lado. Eu espero que eu possa orientá-lo sobre muitas coisas, porém o futuro não me pertence. Assim, vou escrever aqui algumas coisas e caso algo me impeça de ensiná-lo, ele poderá ler por conta própria.



Quero um dia estar assim com você.

1 - Família vem em primeiro lugar.

    É um baita clichê, mas nada é tão real quanto essa afirmação. Você pode ter inúmeros amores durante a vida, diversos amigos ou colegas, mas nada substituí a família. Seu pai e sua mãe sempre vão ser seus pais e sempre vão desejar o melhor pra você, pelo menos no seu caso, isso é a mais pura verdade. 

    Sempre respeite sua mãe e seu pai, talvez você discorde de algum posicionamento mas entenda o nosso lado. Passamos por diversas experiências ao longo da vida e essa bagagem de experiência não só pode, como deve ser aproveitada por você. Você não precisa sofrer dos mesmos problemas que tivemos durante nossa jornada e sim aprender com os nossos erros e acertos.

    Amigos são sim muito importante durante a nossa jornada, eles tornam a vida mais leve e fácil de ser vivida mas compreenda que se algum dia você estiver na merda, não vão ser eles que irão cuidar de você. Eles são úteis para determinadas situações em nossas vidas, alguns serão seu parceiro de diversão, outros poderão te ajudar a ascender em sua carreira, outros poderão ser bons ouvintes e assim sucessivamente, mas poucos vão colocar você acima da própria vida, coisa que seu pai e sua mãe sempre irão fazer.


2 - O mundo não é um arco íris.

    Se tem uma coisa que é perigosa nesse mundo é ser ingênuo. Tenha malícia para entender que existem verdadeiros demônios na terra, assim como pessoas tão bondosas quanto. Aprenda a se defender física ou psicologicamente, não deixe que te subjugem.

    Não significa que você deve entrar em combate em qualquer situação, mas saber a hora que é necessário pagar pra ver ou a hora de se afastar e correr. E se for pra enfrentar, faça as coisas rápido e procure uma situação segura o mais breve possível.

    O orgulho ou ego é algo muito perigoso e as vezes custa a vida. Mas isso é algo extremamente pessoal, vai muito do que você acredita, mas saiba que tudo na vida tem um preço. Se você levar uma fechada no trânsito e entrar em uma luta corporal por exemplo, você pode acabar ocasionando o óbito da outra parte e ter sua liberdade tolida por alguns anos. Assim como o contrário também pode acontecer e você pode ficar acamado para o resto da vida.

    Vi um relato de um instrutor de Krav Maga onde ele diz que houve uma invasão domiciliar de um sujeito com uma faca. Ele rendeu o marido e a mulher, pediu uma corda onde foi atendido de prontidão. Prendeu o marido em uma cadeira e logo em seguida pediu um martelo. A esposa trouxe o martelo e o invasor simplesmente começou a martelar a cabeça do homem até a morte e em seguida fez diversas atrocidades com a mulher. Existem coisas na vida que é pior que a morte, as vezes precisamos enfrentar para que algo pior não aconteça.

    Acreditar que ser uma pessoa boa é o caminho para que nada de mal te aconteça é uma tremenda ingenuidade. É o mesmo que encontrar num leão faminto no meio da selva e achar que ele não vai te devorar por que você ama, defende os animais e ainda por cima é vegetariano.


3 - Não faça coisas idiotas.

    Sabe o cara que bebe até perder a noção do mundo e dirige? Idiota.

    Sabe o cara que não sabe nadar mas é desafiado a pular no mar e ele o faz? Idiota.

    Sabe o cara que faz bullying com uma pessoa por uma deficência ou algum tipo de problema? Idiota

    Resumindo, tenha noção que você não precisa provar nada pra ninguém e muito menos deve fazer mal a qualquer outro ser humano ou animal. Tenha empatia pelos outros, saiba que as pessoas possuem sentimentos. Saiba seus limites, não há nada de errado em você "amarelar" e não fazer algo que os outros querem. Na verdade, isso é a maior prova que você está muito acima deles, pois eles serão incapazes de te afetar.

    Não fuja da realidade através de drogas/alcoól, isso é coisa de fracassado. Teu avô por parte de pai, era um alcoolatra que morreu aos 40 e tantos anos de idade. Ficava jogado no meio da rua como lixo, era roubado e a escolha era somente dele. 

    Não estou dizendo que você não deve beber uma cerveja em um churrasco por exemplo, mas saiba seus limites e veja se isso é realmente pra você. Tudo que alterar sua percepção de mundo é lesivo e potencialmente perigoso. Os efeitos são dos mais adversos, alguns ficam corajosos, outros começam a fazer barraco e fazer coisas idiotas. Tenha MUITO CUIDADO com qualquer coisa que te tire da realidade.

    Se estou falando isso, é porque eu já fui um idiota em determinados períodos da minha vida e quase sofri consequências sérias por isso. Teve um grande amigo do seu pai que aos 26 anos saiu de um casamento completamente bebado para buscar drogas e capotou o carro na rodovia. Ele estava sem cinto e foi arremessado pra fora do carro, vindo a óbito. Um cara que tinha toda uma vida pela frente, era querido por muitas pessoas teve sua vida ceifada por uma decisão errônea que se repetia diversas vezes ao logo da sua vida.


4 - O mundo não gira em torno do seu umbigo.

    Vivemos em sociedade e não podemos ignorar o fato que outras pessoas precisam de ajuda. Algumas pessoas possuem deficiencias físicas ou mentais dos mais variados graus e essas pessoas precisam de ajuda para terem o mínimo que a vida pode fornecer.

    Sempre que puder ajude o próximo, saiba que você pode mudar a vida dessa pessoa e o mundo. Claro, você deve fazer na medida do possível e ter o mínimo de critério.

    Saiba que existe uma lei do retorno e tudo que você faz de bom, cedo ou tarde pode retornar a você. As vezes você pode ajudar uma pessoa sem pretensão alguma e após um tempo essa pessoa te abrir boas oportunidades.

    Resumindo, seja uma pessoa BOA para o mundo. 


    Existem muitas outras coisas que quero falar, porém estou meio cansado de escrever então esse post vai ficar por aqui.


Um grande abraço.

Rumo a IF!

    

2 comentários: