sábado, 31 de dezembro de 2022

Qual o valor das leis no Brasil ?

     Como estão todos? Espero que bem!

    Hoje quero falar sobre seguir normas e regras. Aprendemos desde cedo que devemos obedecer as pessoas mais velhas, pais, professores e autoridades. Assim, entendemos que atos ilegais são atitudes erradas e que devemos zelar pelas regras do jogo para não se tornar um criminoso.

    Sempre fui uma pessoa correta e acredito que as normas devem ser respeitadas para que o mundo seja um lugar bom para todos. Fiz parcialmente o curso de Direito e pude ter um contato maior com as normas, legislação e o que eu posso dizer é que as regras servem para maioria, mas não pra todos.



Não seguir as regras te torna um criminoso! Será ?

    Decisões arbitrárias do STF simplesmente atropelam a Constituição Federal, impedem o contraditório e ampla defesa fazendo o papel do Executivo e do Legislativo.

    Se você realizar um empréstimo a alguém, você comete o crime de usura, ou seja, agiotagem. Porém os bancos podem realizar empréstimos com juros a níveis estratosféricos sem que haja qualquer tipo de punição criando escravos do sistema. Alias, nosso mundo é movido a dívidas mas isso é papo para outro post.

    Bicheiros exploram apostas ilegais e máquinas de caça-níqueis cometendo uma contravenção penal. Todos sabem quem são, mas ninguém faz nada. Tente a sorte e mexa com algum deles para ver se você não acorda com formiga na boca.

    Mas não são apenas atos criminosos que ocorrem no Brasil. No serviço público, se você trabalha bastante é recompensado com mais trabalho, enquanto o braço curto muitas vezes recebe menos serviço. Chegar dentro do horário e sair no horário correto é a regra geral, mas não se aplica aos que estão no topo.

    Como se não bastasse, o Estado quer criar regras para atos descentralizados. Ditam o que pode ou o que não pode ser falado na internet. Recentemente criaram e sancionaram a lei das Criptomoedas. Querem regular aquilo que esta fora de controle deles, afinal, se você não utiliza a moeda fiduciária corrente não esta pagando o imposto devido e querem que você declare os valores visando a proteção a "lavagem de dinheiro".

    Isso sem comentar os diversos escândalos de corrupção que ocorreram ao longo de toda nossa história. Nossa bandeira deveria ser mudada para Ordem para o Povo e Progresso ao Sistema.

    Com isso, a reflexão que fica é: Até que ponto devemos seguir as normas? A Justiça e as leis são realmente justas ou apenas é um instrumento de controle da grande massa?

    Seguir as regras é tapar os olhos para realidade e ser ingênuo, como uma criança que obedece um adulto apenas por ele ser adulto.


Grande abraço a todos.

Rumo a IF!


4 comentários:

  1. Bom dia! É uma discussão complicada mesmo...temos leis que são feitas pra manter aberturas e ao mesmo tempo temos diferentes processos no judiciário de acordo com o juiz ou pessoa julgada. Por outro lado, aceitar que algumas leis/normas podem não ser seguidas é abrir a porta para o bom senso e no longo prazo voltarmos para a anarquia...Se cada um pode avaliar seguir ou não uma regra entraremos no caos pois cada pessoa irá legislar pro seu benefício. É uma situação complicada sem tendência de melhora no curto prazo... Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É triste que as coisas sejam dessa maneira, mas no fundo acho que faz parte da humanidade. Só que no Brasil existe algo a mais, tendo em vista que o brasileiro tem enraizado a famosa lei de Gerson.
      Abraços

      Excluir
  2. O que me indica no Brasil é que as leis são feitas para proteger quem está errado

    A questão das dívidas é um bom exemplo, o cara vai no banco e pega uma grana emprestada sem garantias reais e se ele não pagar não tem muito o que fazer para recuperar, se ele vai no mercado comprar fiado e não pagar, o dono do mercado só pode sentar e chorar o prejuízo e torcer para que essa pessoa um dia resolva pagar. Na minha opinião a execução de dívidas merecia uma legislação muito melhor nesse país, não dá mais para privilegiar quem não paga as contas com uma lei branda. O certo seria constar tudo na Serasa por uns 10 anos pelo menos.

    Sobre liberdade de expressão acho que infelizmente o mundo caminha no sentido da regressão, entendo que ela deveria ser ampla e irrestrista e censuravável apenas quando se trata-se de clara ameaça a vida de outra pessoa ou estimulando outras pessoas a atentarem contra a vida de alguém.

    Eu acredito que no futuro daqui uns 15-20 anos e isso independente de quem está no governo no curto prazo, pois acho que será uma tendência global o Estado começara a confiscar literalmente o patrimônio as pessoas que tem alguma coisa (como nós trabalhadores de classe média) para bancar todas as regalias da Elite e o que eles considerarem como a parcela da sociedade que precisa ser ajudada. A demografia está mostrando um quadro feio e os governos ao redor do mundo só estão concedendo mais e mais direitos em troca de um estado mais gordo, a conta vai cair encima de nós.

    Não sou a favor de ignorar as leis, pelo risco de instaurarmos uma anarquia na sociedade. Entretanto considero que seria apropriado que as pessoas acordassem para a realidade de que um futuro tenebroso pode estar pela frente.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o Estado consegue ser muito forte e a tendência é realmente ele se expandir. Mas chega uma hora que acabam ultrapassando o limite e a tendência é uma revolução. Tudo isso me lembra um filme chamado V de Vingança, claro que lá é um patamar muito maior que o atual, mas me amedronta ter que viver algo semelhante.

      Excluir