domingo, 4 de dezembro de 2022

Primeira prova de concurso após anos sem realizar...

     Hoje fiz minha primeira prova de concurso após cerca de 8 anos e até que me supreendi com o resultado. Já sou servidor Estadual em cargo nível médio, o que me garante um salário razoável para os padrões brasileiros mas MUITO abaixo daquilo que acredito ser justo. Paguei aluguel durante um período muito grande de minha vida, gastei muito com faculdade no qual não concluí, namoro onde o ônus financeiro ficou apenas para mim, enfim, muita coisa aconteceu e meus investimentos foram retomados apenas no ano de 2019, mas esse texto não é para falar sobre meus investimentos e sim sobre carreira, estudo e concurso.

    A prova escolhida foi de auditor fiscal em uma cidade de interior, com inicial de 5.5k, o que não é um salário alto porém por ser inicial de carreira pode chegar a maiores patamares. Fiz a prova sem nenhuma pretensão, afinal, não estudei NADA de qualquer matéria sequer. Como foi um concurso que fiz de sopetão, foi para testar meus conhecimentos e engrenar novamente o ritmo de estudo.



A parte mais chata de todos os concursos, preencher esses gabaritos sem errar.

    A prova tinha a duração de 2h30, podendo levar a prova a partir de 1h30 sendo composta de 20 questões específicas, 10 de português, 5 de matemática e 5 de raciocínio lógico. Obviamente que sem estudo conclui a prova bem rapidamente, creio que em torno de 1h15. Aguardei todo período para trazer a prova pra casa e analisar os erros e acertos.
    Achei que a prova estava relativamente fácil, principalmente pra quem estudou. Uma prova disso é que das matérias específicas acertei 11 questões de 20 de leis que NUNCA li na vida. Claro que a intuíção conta muito nesses casos e como fiz alguns anos de direito alguma base jurídica eu tenho, mas nada que substituisse uma leitura da lei, pois questões envolvendo prazo por exemplo o chute foi total.
    A parte de matemática, creio ter acertado 4 de 5 questões pelo menos pelo que pude analisar após a prova. Ainda não saiu o gabarito então essas numerações não são oficiais, mas com pesquisa no google pude comprovar e ter uma estimativa. Me impressiona surgir questões como cálculo de hipotenusa, que apesar de ser algo fácil tive que tirar do fundo do cerébro a informação que o h²=cateto 1² + cateto 2² que apesar de ser uma informação fácil é algo que não visualizo a MUITOS anos.
    Já na parte de atualidades acertei 3 de 5, sendo que houveram questões muito difíceis e provavelmente eu erraria mesmo se estivesse estudando. Incrível como conhecimento geral é uma matéria pra lá de tosca, pois eles podem pegar uma informação que pode ser irrelevante como questionamento.
    Por fim, faltou português na qual tive preguiça de tentar pesquisar e achar as respostas corretas. Mas em síntese, caiu análise sintática (que não sei fazer mais), crase, pontuação, interpretação de texto e algumas outras coisinhas. Essa matéria provavelmente vou esperar o gabarito que deverá sair amanhã.
    Apesar de tudo estou feliz com o resultado, achei que a prova estava "fácil" comparado com outros certames que já realizei durante a vida. Em média, tenho um aproveitamento de 60% nos concursos que realizo, de forma que apenas para poucos concursos tive um estudo aprofundado. É um nível baixo de resultado, mas significa que com um pouco de dedicação e esforço posso aumentar para 70%~80% o que me deixaria extremamente competitivo em alguns certames.
    Por fim, concurso é uma maratona e não uma corrida de 100 metros. Minha vida inteira passei estudando apenas no dia anterior a prova para "passar" o que me garantiu um desempenho satisfatório durante todo colegial e faculdade. Porém, para concurso é como se você pegasse o que estudou em 3~4 anos e realizasse um provão final, podendo cair qualquer coisa dentro de todo esse período. Preciso de mudança e hoje tenho uma crença maior no meu potencial, sei que posso chegar a um nível melhor de vida.
    Mas e vocês, já fizeram provas de concurso? possuem interesse na área?

Grande abraço a todos.

Rumo a IF!

8 comentários:

  1. Até 2016 fiz vários concursos e ir bem ou mal nem sempre significa muita coisa.
    Muitos concurseiro são metódicos, vivem quase uma neurose, como se concurso fosse uma ciência exata e houvesse uma fórmula a ser seguida para o sucesso e não há.
    Muitos concurseiro começam a se achar ou acreditar que são burros, incapazes após algumas não aprovações em concursos, ignorando que concursos especialmente os mais concorridos são quase uma loteria.
    Nunca fui um estudante pra concursos, e passei em um e fui em bem outro Federal. Mas não é por isso que me considero bem nisso, tem provas em que as questões casam com o conhecimento que temos e outras provas isso não acontece na mesma medida.
    Vejo concurso dessa forma. Pra ser aprovado em concursos de bom nível ou tops, a pessoa deve acertar ao menos uns 90% da prova, especialmente quando são poucas vagas, não acertou, já era.
    Talvez, com sorte consiga ser chamado antes do fim da validade do concurso, mas quando as vagas são boas e pagam bem, dificilmente há desistências.
    Em resumo é isso, concurso tem muito de loteria, embora muitos teimem em não admitir e nem sempre os "melhores" passam.
    Tenho certeza que no concurso em que fui aprovado e também no concurso Federal que fiquei entre os 10 primeiros, muitos candidatos mais preparados e experientes que eu (na época) ficaram pra trás.
    E isso é normal e depois de iniciar o trabalho de fato, aí começa tudo do 0, colocação na prova não fará diferença e o tempo vai de fato dizer se e/ou o quanto valeu a pena ter passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que o fator sorte conta, mas aquele que não faz não esta "exposto" a sorte. Veja bem, um concurso pode chamar 1 pessoa como pode chamar 30, 100... O órgão pode estar em expansão, o governo pode ter a vontade política de fortalecer a instituição, enfim, são diversas situações que podem ocorrer.
      Aquele que sequer tenta, não esta exposto a isso entende? Por outro lado, já vi relatos de pessoas que passaram não em um, mas em vários concursos bem qualificado. Pra essas pessoas a sorte é feita por eles.
      Fato é que para muitos é a oportunidade de alcançar um patamar de vida de maneira direta, sem seguir toda cadeia corporativa, enfrentar pessoas querendo puxar teu tapete, babação de ovo pra conseguir uma promoção ou perde-lá pra quem o faz. Não é o caminho para riqueza, mas para uma vida confortável e pulando etapas. Quem quer ser rico, empreende...
      Grande abraço

      Excluir
    2. No serviço público também tem puxação de tapete e babação de ovo. A diferença é que o concursado tem estabilidade.
      Com certeza a sorte acontece para que se expõe a ela, mas tem gente boa que faz trocentos concursos e não passa. É esse meu foco, vale a pena tentar, mas não dá pra contar com isso ou se achar fracassado se não passar.

      Excluir
  2. É, concurso é um negócio que se a pessoa caprichou nos estudos, principalmente ensino médio, vai ter mais facilidade, depois conteúdos específicos é necessário estudar sempre. Saber fazer prova é outra coisa que ajuda, nas provas objetivas, geralmente dá pra eliminar algumas opções logo de cara e aí se não souber, fica com 50% de acertar na dúvida entre duas opções. Abs

    ResponderExcluir
  3. Ta aí uma coisa que não consigo ver sentido é o tal do concurso. Me parece uma coisa tão incerta, tão artificial no geral. Você estuda várias coisas que nunca irá usar para responder perguntas ao estilo decoréba e bota todas as esperanças no resultado para ficar coçando o saco e ganhar salário acima da média.

    Acho que se hoje eu tivesse começando do 0 eu escolheria ou entre ir para os EUA ou empreender em algo. Não consigo deixar meu futuro nas mãos de esquerdistas que fazem concursos.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria eu sendo funcionário público coçar o saco como você diz... O serviço público é necessário você concordando ou não, é muito mais meritocrático do que ser um apadrinhado por conhecer fulano ou ciclano, o certame ta ali pra todos.

      Excluir
    2. Sim Mano, eu não quis ofender você. Eu só disse que não me vejo me propondo a isso. E realmente não tem outro modo melhor para escolher pessoas do que o concurso, o apadrinhamento é muito pior sem dúvidas.

      Excluir
  4. Rumo a IF
    Vou começar acompanhar seu blog. Fiz concursos pra area fiscal durante uns 6 anos. Nunca passei, lembro que fiz pra fiscal do Estado do RS salario sempre foi alto, e fiquei por uma questão. Depois entrei numa boa empresa e desisti dos concursos. Hoje com 45 anos me sinto velho em voltar a estudar. minha renda caiu, mas o pé de meia ajuda a manter os gastos sob controle.

    Se me permite. Gostaria de saber a sua idade. Vc acha que a idade influencia muito? Conheço um colega que é fiscal de rendas em Rondonia. Começou a estudar pra concurso com 51 anos, e passou no concurso com 57 anos. Pra mim ele é um exemplo.

    Legal o post.

    Bons investimentos e bons estudos

    ResponderExcluir