quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Como foi minha trajetória nos concursos públicos

     Fala pessoal, tudo bem? espero que sim. Hoje, quero falar sobre minha trajetória nos concursos e provas que realizei durante a minha vida e também sobre minha base estudantil.

    Durante toda minha trajetória de vida intercalei os estudos em escolas particulares e escolas públicas, sendo um aluno excepcional até a quarta série. A partir desse período parei de ser tão dedicado e estudava para passar, o que sempre fiz com relativa facilidade.

    No colegial, comecei a sofrer quando comecei a trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Nesta época, eu pagava todo meu salário nos meus estudos e meu rendimento caia dia após dia tendo em vista que acordava de madrugada e ia dormir quase as 00:00 o que me levou a mudar para uma escola pública para passar de ano tranquilamente.

    Nunca estudei visando a longo prazo, sempre fui do tipo do cara que estudava um dia antes da prova e passava com relativa facilidade. Fiz faculdade de administração de empresas em uma uniesquina qualquer pois tinha em minha mente que não conseguiria passar em uma federal. Hoje sei que era uma crença limitante e que tinha plenas condições de lutar de igual pra igual. Além disso, empurrei a faculdade de qualquer jeito pois estava cansado de estudar e não tinha uma percepção de que aquilo era importante.

    Fato é que ainda na faculdade, trabalhei em um grande banco e recebia um valor muito acima dos meus amigos. Tinha meu carro, grana no banco e conseguia cachaçar a vontade e sobrava dinheiro. Apesar disso, o trabalho sugava toda minha força de vontade e um certo dia apenas cheguei e pedi demissão.


Uma carreira a ser escolhida...

    Foi durante esse período conturbado que comecei a pensar em concurso público como uma alternativa para viver. A estabilidade poderia me gerar o conforto necessário para adquirir dívidas sem o medo de perder um bem adquirido para o banco em uma possível demissão. Desses, fui chamado para trabalhar em um almoxarifado de faculdade porém era muito menos do que eu recebia no banco e por isso declinei a oferta.

    Tive algumas aprovações como por exemplo no concurso da Caixa, porém, fiquei muito distante e sequer fui chamado. Além dessa, trabalhei no IBGE realizando o censo como temporário e a contratação também foi realizada por meio do concurso.

    Após 1 ano desempregado fui chamado para trabalhar no órgão que atuo hoje onde acabei me acomodando. A verdade é que nunca fui um cara excepcional, mas me considero acima da média. Porém a falta de dedicação fez com que eu ficasse estagnado em uma situação pior da que poderia estar.

    Em todos esses anos acumulei diversas aprovações porém poucas me chamaram efetivamente para trabalhar, mesmo pegando colocações interessantes. Minha média nos concursos é um acerto de 60% sem estudar em nenhuma matéria sendo um resultado desde tribunais, autarquias a concursos municipais.

    Fato é que um concurso nível médio é acessível a todos, basta ter uma base melhor ou estudar que você terá chances de competir pela tão sonhada vaga. Por outro lado requer dedicação, tempo e resiliência tendo em vista que se você não é dos melhores dificilmente vai ser chamado cedo. O que importa é que seja quem você for, pode ter certeza que possui grandes chances se quiser seguir a carreia pública.

    Pretendo fazer uma bateria de certames, visando uma segunda opção caso enjoe de onde estou atualmente, mas tenho como objetivo final a CVM.


Grande abraço a todos.

Rumo a IF!

Nenhum comentário:

Postar um comentário