sexta-feira, 5 de maio de 2023

Minha segunda tentativa de empreender...

     Fala pessoal como estamos? Espero que bem e com saúde.

    Hoje quero falar sobre empreendimentos e como estou tentando pela segunda vez durante meus 34 anos de vida. Assim, vou relatar minha primeira e como esta sendo minha segunda tentativa.

    A primeira tentativa foi com venda de calçados femininos. É estranho falar isso, mas por incrível que pareça eu consegui realizar algumas vendas. Era em "sociedade" com minha ex, eu entrava com o dinheiro e ela gastava o dinheiro. Brincadeiras a parte, tentei fazer algo sério disso ai e comecei a me estressar pois minha ex não tinha o mesmo comprometimento com a coisa, mesmo sendo ideia dela.

    No fim, o que valeu foi a experiência. Deu pra ver que "sociedade" é muito difícil se não esta bem alinhada, aprendi bastante sobre esse mundo que até então não fazia parte da minha vida, aprendi a correr atrás de fornecedores, fui para os mais diversos locais buscar produtos, conheci pessoas dos mais diversos tipos e também vi outros tipos de negócios que funcionavam muito bem.

   Por óbvio, se eu fosse viver disso seria algo bem difícil. A margem de lucro é baixa, as pessoas querem pagar no fio do bigode e a concorrência é bem alta, mesmo eu não tendo loja propriamente dita. Se fosse pegar o dinheiro pra mim, de certo teria feito uma graninha mas a real é que acabei gastando muito e o dinheiro ficou para outras pessoas.


Boas ideias precisam de boas pessoas...

    De lá pra cá, parei com qualquer tipo de tentativa nesse sentido. Fato é que já tenho meu trabalho fixo, qualquer coisa que fizer seria em nome de outras pessoas. Assim, qualquer coisa que fizesse precisaria ser descentralizado, sem qualquer vínculo. Foi ai que uma brincadeira se tornou um negócio e em breve quero mostrar como esta sendo as coisas.

    Lembram do projeto Investindo do Zero? Bom, faz uns três meses que comecei sendo que no inicio tirei uma merreca, no segundo mês melhorou um pouco e agora no terceiro mês decidi "profissionalizar" a coisa. Com isso, adquiri mais um PC e estou "farmando" mais dinheiro de jogo e revendendo dentro do próprio game.

    Sei que parece loucura e algo insustentável. Depender de outras plataformas para fazer uma graninha extra é extremamente arriscado mas vamos ser sincero, tudo depende. Um YouTuber por exemplo, pode ter seu canal desmonetizado e ver sua renda zerar de um mês pra outro (já vi acontecer isso inclusive) e a pessoa ter que pedir dinheiro para pagar as contas da casa. Em tese, é algo paralelo e nem é bem algo que possa ser chamado de "empreendimento" mas demanda tempo, dinheiro e negociação.

    E porque eu acho que é algo viável? Bom, na China existem empresas que trabalham exclusivamente com isso, vi os funcionários baterem cartão para literalmente JOGAR. Obviamente, eles tinham acesso a programas multi clientes, bots e etc, que é algo que não tenho além de máquinas muito mais robustas.

    Uma máquina deles tinha simplesmente 64GB de RAM e acredito que eram MOBO do tipo de servidor pois rodavam 16 telas de jogo por cada PC. Sei que as proporções podem não ser a nível empresarial, mas acredito que consigo fazer algo semelhante em uma escala menor. 

    Vocês podem falar "ah, mas isso ai não é um negócio de fato" mas sim, eu pretendo transformar em um negócio. Minha mãe possuí uma sala pequena que estava alugada, por meros 300 reais o que mal pagava o local e mesmo assim o locatário entregou o local. É um lugar ajeitadinho, possui banheiro e o melhor é que fica no mesmo terreno de casa. Conversei com ela e vou mudar minhas coisas pra lá, já que meu quarto é pequeno e mal esta comportando dois computadores.

    De inicio, vou apenas pagar a luz e água comercial o que posso garantir que já vai minar um pouco dos meus lucros, pois estou começando de baixo e não quero tirar dos meus investimentos para alavancar o negócio. Mas a meta é conseguir cerca de 5 computadores que em tese, deverão me render cerca de R$ 800,00 livres, mas nada garantido. Ao longo do tempo, pretendo fazer a instalação de painéis solares o que deverá reduzir bastante os custos, sendo a energia o maior gasto pois o computador fica ligado 24 horas.

    Tem mais projeções para o futuro? Mas é claro que sim. Deverá ser adicionado outros jogos no "farm". Com a isenção da tarifa de luz, posso arriscar criar um RIG de mineração e também "farmar" altcoins baseadas no Proof of Work. Infelizmente, perdi os tempos de glória do Ethereum e só vim a me interessar nesse tipo de investimento agora, no "fim".

    Por enquanto essas são minhas ideias, posso utilizar as máquinas também como um Render farm ou começar a estudar mais sobre modelagem e animação 3D. Já trabalhei com computação gráfica, mais especificamente com AutoCAD e 3D Stúdio Max e sei que é uma área interessante e promissora. Mas demanda estudo e planejamento pois estou muito enferrujado pra isso.

    Mas e vocês quais são seus negócios paralelos?


Grande abraço a todos.

Rumo a IF!

    

2 comentários:

  1. Interessante essa ideia. Mas não entendi como você vai usar mais de 1 PC ao mesmo tempo. Você vai jogar em um deles e nos outros vão ficar rodando bots? Aí vem outra pergunta: os jogos não costumam banir bots?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom vamos lá, uma característica principal desses jogos que estou entrando é "automação" in game da própria criadora. Então, muita coisa pode ser feita de forma automática como Grind, Captação de recursos etc. Claro que devido a isso, muitas vezes os melhores spots são disputados e ao deixar AFK você corre o risco de morrer. Com isso, não preciso rodar bots e meus personagens ficam captando recurso 24 horas, exceto quando matam.
      Por ter uma característica muito competitiva e pay2win os recursos são algo muito valiosos e tempo que os grandes players não perdem buscando. Preferem comprar recurso dos demais jogadores e é ai que eu entro com a venda.
      Com relação ao Ban de Bots, de fato é proibido ter mais de 3 contas por computador. Mas desde o inicio milhares de bots rodavam diversas contas e hoje não possui mais bots porque o jeito tradicional de fazer dinheiro acabou e eles pularam para novos projetos.
      Entretanto, nunca houve um ban tão expressivo. Atualmente estou com 10 contas rodando simultaneamente em 3 em cada computador e 1 no tablet além do jogo mobile que rende pouco mas consigo tirar alguns dólares.
      É um negócio arriscado, fico totalmente na mão da empresa mas essa é a ponta do iceberg... Pretendo buscar outras forma de monetização e recurso.
      Qualquer dia detalho melhor.

      Grande abraço.
      Rumo a IF!

      Excluir