terça-feira, 16 de maio de 2023

Criptomoedas é uma furada... Será mesmo?

     Fala pessoal, como estamos? Espero que bem e com saúde.

    Hoje quero falar sobre criptomoedas, algo que muitos ainda não entenderam o propósito. A bem da verdade, é que existem diversos propósitos para cada cripto e talvez por isso seja difícil entender o real valor.

    Se pegarmos o Bitcoin, ele veio como uma solução descentralizada da moeda fiduciária vigente de qualquer país. Isso significa que além de pioneiro, serve para tirar a sua dependência do Estado perante as moedas vigentes e assim te garante alguns benefícios como não ser afetado pela inflação e sim pela flutuação do valor da moeda, não cobrança de imposto em cima do teu patrimônio e o olho Estatal não pode fiscalizar suas transações.

    Talvez pra você isso seja algo inútil e não sirva para sua realidade, mas isso não quer dizer que não sirva para as demais pessoas. Certo, falei sobre a moeda mais conhecida e aceita por todos, todos os demais projetos podem se resumir a isso? A resposta é NÃO.

    Criaram as Stablecoins, que são moedas atreladas a valores fiduciários. Por exemplo, você pode trocar seu Bitcoin para uma stablecoin de USDT e com isso manter seu valor atrelado ao dólar. Pode comprar USDT diretamente e transacionar, sem precisar ir em uma casa de câmbio, bastando um clique para transformar em qualquer outra moeda ou receber em sua conta em reais por exemplo. Existem problemas quanto a Stablecoin? Sim, mas não é isso que vim falar no post e sim sobre a ideia por trás de tudo.

    Assim como o Bitcoin possui seus defeitos, muitas outras moedas foram criadas visando sanar tais problemas. Pode ser problemas na aquisição da moeda, por exemplo, atualmente é impossível uma pessoa física minerar a criptomoeda através de um computador caseiro. É necessário um poder computacional gigantesco, obtido através das "máquinas" ASICS que são projetadas apenas para mineração. Outro problema é o alto custo energético para criação da moeda.

Bobagem, isso não tem valor. Somente R$ 133.070,00 na data de hoje.

    Andando lado a lado as criptomoedas, temos os Tokens que são gerados a partir de uma rede blockchain. Os tokens podem ser a solução para os mais diversos problemas. Por exemplo, adquirindo RNDR, você que é um criador de conteúdo digital de vídeos onde precisa de alto poder computacional pode utilizar o token para comprar através da rede blockchain esse poder de renderização, por exemplo, um vídeo que demoraria 80 horas para ser renderizado poderia ser realizado em 1 hora através da rede com muitos computadores trabalhando simultaneamente.

    Tokens também podem ser utilizados em um mercado de jogos por exemplo, para aquisição de bens dentro do próprio jogo ou como recurso. Se o jogo for bom e as pessoas estiverem dispostas a pagar para jogar, cria-se um mercado virtual onde a empresa ganha com as taxas de transações e jogadores ganham com o comércio interno, o que acaba por atrair mais jogadores e alimentando o ciclo.

    Mas é somente essa a utilidade? Definitivamente não. As possibilidades são infinitas e assim como na bolsa você investe no sucesso de determinada empresa, através de Tokens e Criptomoedas você investe em um projeto ou solução. Existem projetos de monetização de vídeos através de criptoativos, monetização da utilização de um browser e visualização de propagandas que é o caso do Brave browser, projetos que necessitam de poder computacional para o descobrimento de cura para doenças. Enfim é uma infinidade de coisa e assim como muitas empresas vão a falência, algumas no meio podem prosperar e gerar bons frutos.

    Você pode entrar como investidor e também como "minerador", sendo que em alguns casos é necessário estudar a viabilidade. tendo em vista que o custo de energia em nosso país é um valor muito alto. Mas imagine alguém que tenha uma sobra de energia através de um sistema solar. Ele pode converter essa energia em criptoativos e assim transformar a luz do Sol em dinheiro.

    É um mercado cheio de pessoas e charlatões, é necessário um conhecimento amplo e estudar muito sobre. Mas vejo muita semelhança com a bolsa, onde precisamos escolher as melhores empresas e ou adquirir nos momentos certos para obter lucro. Se você não parou para entender melhor, esta parado no tempo e precisa se atualizar.


Grande abraço a todos.

Rumo a IF!

2 comentários:

  1. E o Brasil que está investindo nisso, me parece que as blockchains no futuro vão ser bem comuns, se os governos migrarem do papel moeda pra moeda digital de fato. O interessante são os contratos, moeda por moeda não muda muita coisa, o dinheiro já é digital na realidade. No momento eu estou bem na dúvida no caso do bitcoin, ele tem uma grande vantagem por ter sido pioneiro e não ter nenhum governo, mas isso pode funcionar pro lado ruim também, a volatilidade por falta de garantias é muito maior... Muitas coisas novas ainda vão surgir, atualmente eu tenho um percentual muito baixo da carteira aplicado nisso, pelos estudos que vi dizem que teria que ter no mínimo 3% da carteira pra que isso influencie significativamente o resultado, menos que isso talvez fosse melhor nem ter. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Bilionário! Com ctza a blockchain é o futuro, algumas coisas ameaçam como a computação quântica e a Inteligência Artificial mas de toda maneira acredito que as tecnologias relacionadas também deverão evoluir, assim como eventual ameaça dessa magnitude também afetaria todo sistema financeiro, independente de ser ou não blockchain.
      Confesso que não estou alocado em criptomoedas no momento, minha meta é chegar nos 100k para depois começar diversificar novamente o patrimônio, além dos "altos" investimentos que estou fazendo no meu projeto paralelo, onde tenho buscado maneiras variadas de geração de valor. Esse ano esta sendo bem promissor pra mim, nunca me senti tão animado em tocar um projeto como estou agora, parece que de fato achei um caminho depois de anos estagnado e trabalhando em coisas que não gosto.
      Enfim, bora ver como vão ficar as coisas!

      Grande abraço.
      Rumo a IF!

      Excluir