segunda-feira, 22 de maio de 2023

Dificuldades em tentar empreender...

     Fala pessoal, como estamos? Espero que bem e com saúde.

    Hoje quero falar sobre como é difícil criar algo novo do ZERO e as maiores dificuldades que estou encontrando neste inicio, menos de um mês que oficializei o projeto.

    


Nunca é um caminho reto e tranquilo...

    1º Dificuldade - Custos Fixos
   
    Oficializar um negócio demanda a certeza de uma coisa, haverá custos fixos. Com isso, mesmo não utilizando o salão passei o valor de R$ 200,00 que representa 2/3 do lucro obtido nesse mês até o momento (falta essa semana ainda para fechar). Ainda assim é um valor baixo, tendo em vista que não esta sendo adicionado o valor do aluguel e caso isso acontecesse significaria que estaria no prejuízo. Ainda é o primeiro mês e estamos organizando as coisas mas já deu pra ver que é algo extremamente relevante.

    2º Dificuldade - Gastos e mais gastos

    É necessário gastar e isso não tem muita fuga. O salão foi entregue por um advogado que sequer se deu ao trabalho de fazer a limpeza do local, muitos pontos de infiltração por conta de um projeto mal feito na construção. Assim, será necessário aplicação de massa corrida em diversos pontos e em um ponto específico ouve a queda até mesmo da parte do cimento onde será necessário outros produtos. Além disso, será realizada a pintura e ainda inventei de querer fazer uma parede no estilo cimento queimado. Felizmente, encontrei uma boa alternativa utilizando massa corrida e tinta, que vai dar o mesmo aspecto gastando muito menos pois uma lata pequena do produto já pronto custa cerca de R$ 180,00.
    Fora isso, a aquisição do quarto computador esta rumo ao final, estou aguardando chegar as memórias, processador, GPU do Aliexpress, mas ainda falta a MOBO e mais um FAN para o gabinete. Com isso, ainda falta o monitor onde acabei levando o meu Philips quebrado para orçamento, se der um valor razoável vou utilizar ele mesmo.
    Com a montagem do novo computador, a aquisição de novos NFT's serão essenciais para geração de mais valor.

    3ª Dificuldade - Vendas na WEB 3.0

    Com o aumento da minha capacidade de geração da moeda dos jogos, a necessidade de encontrar mais clientes se tornou obrigatória. Assim, preciso entrar em clãs e ter um contato maior com o pessoal, além de anunciar reiteradamente a venda. Fato é que estou com um pouco de recurso sobrando e essa semana vou completar mais pacotes de venda de recurso e preciso que tenha uma saída deles para obtenção de lucro.
    Entretanto, acabei conhecendo outros vendedores e acabei encontrando uma live de um deles. Basicamente o que eu faço ele esta fazendo em uma escala maior, virtualizando a máquina com mais contas e simplesmente tem uma parede repleta de celular. Claro que ele não passou o caminho das pedras, mas consegui apenas de olhar como ele faz ter uma noção melhor da coisa e comprovar algumas outras que já tinha em mente. Fato é que não é só eu que estou fazendo isso, tudo começou com os chineses mas já tem outras pessoas fazendo a mesma coisa.

    4ª Dificuldade - Adaptação e testes

    Uma coisa é certa, quem quer se aventurar na WEB 3.0, DeFi, NFT's e outras novidades precisa estar sempre ligado no que esta ocorrendo em todas as plataformas e retirar dinheiro através de vários caminhos distintos. Hoje, consigo retirar a maior parte do jogo MIR4 entretanto tenho tirado alguns valores através do MIR M e agora foi incluído no portfolio o jogo Bless Global. Este último, já esta numa fase mais decaída mas estou testando as possibilidades, tive uma curva de aprendizado rápida, investi U$ 5,00 para o passe e agora quero ver quanto vou conseguir gerar até o fim do mês.
    O blog é uma renda irrisória, ainda assim mês a mês tenho computado a título de curiosidade e o projeto do YouTube esta meio parado devido a falta de tempo. A todo momento penso em novas formas diferentes, acho que é necessário escalar de diversas formas para atingir um resultado satisfatório e diminuir os riscos e dependência.
    É como abrir um mercado, você não pode vender apenas macarrão. Quanto maior seu leque de produtos, maior a chance de no mês onde não comam macarrão, você lucre com arroz... Tá foi um exemplo tosco, mas acho que deu pra entender.

    5ª Dificuldade - Tempo

    Gestão do tempo é algo muito, muito difícil. Fato é que se deixar, fico horas tocando o projeto e sempre tem coisa pra fazer e com isso tenho deixado de lado academia (saúde), contato com amigos e relacionamentos de modo geral. A única coisa que não abro mão é do tempo com meu filho, este é sagrado. Alias, ele é meu motivo para tentar ir além do comum, quero que ele tenha uma vida confortável, tranquila e que possa enfrentar ao menos em pé de igualdade as demais pessoas nesse mundão. Fato é que a vida é uma competição, por mais que seja velada, aqueles que não se aperfeiçoam ficam para trás.

     6ª Dificuldade - Incertezas

    O fator psicológico da incerteza é algo que sempre me atormenta. Fico na dúvida se o tempo gasto vai valer a pena, se vou conseguir realmente transformar isso em um negócio, se vou ter o Payback em um tempo satisfatório, se amanhã continuarei tirando lucro. Alguns caminhos já foram traçados, metas, objetivos e planos. Ainda que eu esteja em uma situação confortável, vai chegar a hora onde vou precisar queimar a ponte e preciso estar preparado para esse momento. Ainda assim, posso afirmar que estou animado e penso todos os dias nisso, nunca me senti tão motivado em um projeto pessoal dentre os diversos caminhos que tracei durante a minha vida, desde faculdades, cursos técnicos, trabalhos e concursos. 

Bom é isso ai, me digam quais as dificuldades vocês tiveram em seus empreendimentos se possível, pois acho que pode me ajudar e também a outros leitores do blog.

Grande abraço a todos.

Rumo a IF!

8 comentários:

  1. Pois é , montar um novo negócio consome tempo e energia igual filho recém nascido , sem falar das incertezas de se vai ser bem-sucedido ou não .

    https://blogderasratel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Raif!

    Acabei de comentar num post do Sr ministro (https://ministrodoinvestimento.blogspot.com/2021/08/a-vida-real-de-um-negocio-online.html) sobre isso, negócios online não são tão fáceis, a competição é muito grande, todo mundo está na internet.

    Mas o seu caso eu acredito que por ser mais inovador tem ainda mais desafios, eu conheci um cara que vivia de jogos, mas ele já era meio que rico antes de empreender nesse setor, então não tenho certeza se ele vivia mesmo com o que ganhava dos jogos.... ele até tinha funcionários pra cuidar as contas dele, que eram tipo fazendas de recursos dentro dos jogos, depois ele vendia os recursos que essas contas acumulavam... enfim, é um mercado novo, tem muita coisa que dá pra experimentar.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É algo bem novo NFT's Web 3.0 e DeFi mas é algo que tenho me aprofundado e de certa forma me anima demais. Acabei de ver o blog indicado, muitas informações relevantes ! Agradeço a indicação ! Ah, e parabéns pela paternidade, tenho certeza que terá muitos desafios mas também terá muitas alegrias, digo isso pois meu filhote esta completando dois anos agora rs.

      Grande Abraço.

      Rumo a IF!

      Excluir
  3. Eu não vi os outros posts, não entendo muito sobre esses assuntos e li o post de supetão. Mas o pouco que eu entendo sobre negócios, todos os esses processos que você esta passando são totalmente normais. Acredito que é necessário caixa para que uma empresa solidifique sua marca e consiga gerar lucro depois de 6 meses 1 ano.

    Oque não gostei muito do seu post foi sobre o tipo de negócio que você está inserido, como eu disse, eu não entendo nada disso, mas pelo pouco que vi, me parece ser algo envolvendo jogo ou NFT, não entendi direito. Oque digo é que um negócio sempre deve ter como principal função gerar valor para o cliente, pergunte-se se esse seu negócio gera de fato valor para alguém através de seus bens ou serviços.

    Termino dizendo que, um empresário sozinho trabalhando com seu cérebro ou mão não conseguirá produzir muito, mas depois de solidificar uma marca através de marketing, sua empresa roda sozinha somente na gestão de pessoas. Marca é tudo para uma empresa. Alma do negócio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que realmente esse ramo que estou investindo é muito volátil e sequer "criei" uma marca. Em tese parece mais um investimento de alto risco, algo muito mais parecido com mineração de criptomoeda por exemplo, não é um caminho tradicional. A geração de valor é mais com relação ao tempo que economizo aos clientes, que compram os recursos de mim ao invés de eles ficarem com seus computadores 24 horas ou adquirindo mais máquinas para pegar recursos próprios.
      Estou pensando agora em diversificar para dois caminhos distintos: Mineração de criptomoedas CPU (com inclusão de energia solar) e modelagem 3D voltada para impressão 3D, mas as coisas estão indo a passos lentos, estou tendo muitos custos para aquisição dos computadores e muito trabalho com a reforma do salão.
      Mas suas dicas foram muito boas, agradeço muito !
      Rumo a IF!

      Excluir
  4. https://toolsforpossibilities.substack.com/p/self-employment

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela indicação de leitura, dei uma olhada por cima e se encaixa bem com o meu propósito inicial. A galera da Finansfera são pessoas que sempre estão ajudando uns aos outros, agradeço mesmo de coração.
      Abraços
      Rumo a IF!

      Excluir