segunda-feira, 20 de março de 2023

Sacrifícios são necessários...

     Fala pessoal tudo bem? Espero que sim e com saúde.

    Hoje quero falar de um sentimento que tenho tido cada vez mais constante em minha vida, que é a necessidade de sacrificar algo pra poder viver. Bom, deixe-me explicar melhor.

    Tenho tido a sensação de que as 24hrs diárias não são suficiente para viver tudo em sua plenitude. Acordo as 07:00, dou uma olhada no computador para verificar meu projetinho de renda extra, tomo meu café e vou para o trabalho, onde fico até ao 12:00. Nesse horário, saio para almoçar e retorno as 13:00 sendo que esse período do almoço consigo esticar a coluna alguns minutos e volto para ficar até as 17:00.

    Após esse horário é que eu realmente passo a viver, ou pelo menos deveria, o problema porém é uma sensação de cansaço e indisposição. Se eu pegar esse tempo para mexer no computador para o projeto, gasto algumas horas que são suficientes para chegar ao horário de dormir em um piscar de olho. Caso contrário, posso utilizar o tempo indo para academia e logo ao chegar em casa tomar um banho, relaxar pouca coisa e dormir para enfrentar o outro dia.

    Isso se repete durante toda a semana, sábado é o dia que separei para atenção total ao meu filho. É meu horário mais nobre e também dedicado a pessoa mais importante pra mim. Já no domingo, geralmente exausto de toda semana é o dia em que pego para dormir. Se deixar, durmo muito inclusive no período da tarde sobrando pouco tempo livre no período noturno, fora que tudo esta fechado.


Andando sempre na reserva...

    As vezes, preciso trabalhar aos finais de semana, o que torna essa rotina ainda mais cansativa. Parece que a vida se torna um looping de trabalho, descanso, projetos e isso cansa e muito. Confesso que até evitei relacionamentos nesses últimos tempos por conta do tempo investido e necessário.

    Na quinta passada, fui a um barzinho com um amigo onde ele relatou o cansaço de cada dia. Pelo visto, não é uma exclusividade minha essa rotina ingrata. Mas ai que percebo que sacrifícios são necessários. Para ir ao barzinho em uma quinta, tive de abdicar do meu projeto de renda extra, de um treino na academia ou de um simples descanso. Se eu não fizer um sacrifício, simplesmente continuarei fazendo exatamente as mesmas coisas todo santo dia.

    Aquela saída, foi uma válvula de escape para toda rotina maçante do dia-a-dia. Assim como sacrifícios também são necessários para aqueles que almejam um futuro mais tranquilo. O pior de tudo isso é que a idade contribuí ainda mais com a indisposição, ficamos menos tolerantes e mais cansados de tudo, aliás, se pudesse definir o que sinto no momento é cansaço.

    De todo modo, sigo na batalha. Sei que parece um post de reclamação e choro, mas a verdade é que todos nós enfrentamos nossas guerras. Alguns estão melhor, enquanto outros pior. Mas a batalha é inevitável.


Grande abraço a todos.

Rumo a IF!


4 comentários:

  1. A realidade é dura. Eu tenho uma rotina bem semelhante. É o preço que pagamos por vendermos o nosso tempo para outros. A gestão de tempo e aquisição de novos hábitos tem me ajudado nesta fase. Lendo alguns livros, entendi que esse cansaço que sentimos é tudo devido a uma rotina pré-estabelecida que achamos que não conseguimos mudar. Mas a verdade é que podemos treinar o nosso corpo e mente para lidarmos com outras atividades, nos momentos de ociosidade e de forma gradual. No início é difícil, mas depois fica mais fácil.
    Força ai, RI.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Aposentando, vender tempo é uma das coisas mais ingratas realmente. Por isso que, apesar de parecer papo de Coach, buscar um negócio escalável é a única solução em minha visão. Concordo também com sua posição em relação a gestão de tempo, o problema é que isso demanda uma disciplina e rotina que até hoje não consegui criar rs.
      Grande abraço !

      Excluir
  2. Já faz uns 4 ou 5 anos que penso em sair do meu emprego. Sou servidor público e por morar em cidade pequena e ter um salário razoável, acabei não saindo. Isso é lógico somado a uma certa zona de conforto (sei da realidade do mercado de trabalho e o quão custoso pode ser para ter e manter um emprego que pague ao menos 3k) e falta de determinação para mudar.
    Esse é um dos ponto negativos do serviço público que quase ninguém comenta, o engessamento. Com o passar dos anos, a rotina de trabalho passa a não ter novidades, o ambiente é o mesmo, mesmos colegas, mesma cidade, mesmos papos furados, até os problemas em muitos casos são os mesmos.
    Já me peguei várias vezes pensado em mudar de emprego, trabalhar como autônomo, até mesmo mudar de cidade, porque aqui sei que não vou conseguir algo do mesmo nível. As vezes penso que perdi o timing da mudança, talvez já devesse ter feito isso a anos....
    E como você mesmo citou conforme vamos envelhecendo passamos a não ter mais paciência ou tolerância com certas coisas. Hoje me sinto numa gaiola, tenho que mudar isso até o fim desse ano.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anôm, eu também sou funcionário público e o que eu acho é que a transição deve ser feita aos poucos. Vai ser sacrificante, eu tenho algumas ideias a serem aplicadas mas isso tudo toma o seu tempo livre. De todo modo, você vai ter a estabilidade de fazer essa transição de forma mais tranquila sem ter que queimar a ponte. Espero que atinja seus objetivos meu caro ! Grande abraço

      Excluir