sexta-feira, 24 de março de 2023

Web 3.0: Novidades no Mercado Financeiro que você PRECISA saber.

     Fala pessoal tudo bem? Espero que sim e com saúde!

    Hoje quero falar sobre alguns conceitos novos que algumas pessoas estão ignorando ou que apesar de já ouvirem falar não se aprofundaram a ponto de entender um pouco melhor e como isso muda nos investimentos, sendo a principal delas a Web 3.0.

A evolução esta ai...

    A Internet esta passando por uma alteração, esta saindo da Internet de Informação para Internet de Valor. Vou falar bem resumidamente para entendermos melhor o conceito.


- Web 1.0: Páginas estáticas e grande uso de mecanismos de buscas como Google, Yahoo, Cade aqui no Brasil. Plataformas de distribuição de Internet como AOL, UOL, BOL e também navegadores como Napster, Firefox, Explorer. Quem é da época deve ter batido um saudosismo, as pessoas entravam para consumir conteúdo e não para gerar.


- Web 2.0: Aqui os usuários passam a interagir com as plataformas, proprietários e usuários com um conteúdo dinâmico. YouTube, LinkedIn, Wikipedia, Facebook, Twitter são alguns exemplos de plataformas criadas nessa geração. Uso de algoritmos para entender a necessidade do usuário é algo comum. Quem nunca pensou em comprar algo, fez algumas pesquisas e logo veio uma enxurrada de propagandas nesse sentido ?


- Web 3.0: Chegamos na parte mais importante e onde você como investidor precisa estar atento as novidades. A descentralização é a palavra chave aqui e agregar valor ao usuário é parte fundamental da coisa. Tecnologias como o Computação em Nuvem, Blockchain, NFT's, Inteligência Artificial, Metaverso e diversos outros conceitos são abrangidos nessa nova geração. Isso não quer dizer que tudo vá funcionar exatamente como deve ser, pode ser que algumas coisas se percam no caminho mas a mudança já é uma realidade.


    E afinal, o que isso muda em sua vida? TUDO. Toda criação na Internet poderá ser monetizada, agora existe o conceito de propriedade dentro da Internet e tudo isso protegido por criptografia e blockchain. Imagens são comercializadas, itens virtuais, tokens, criptomoedas, terrenos virtuais (espaços publicitários). Não existe mais o intermédio de bancos na negociação e consequentemente não existe GOVERNO dando pitaco naquilo que não é dele.

    Você pode ter seu dinheiro em uma carteira virtual ou física, pode deixar seu dinheiro em exchange em outro país (não recomendo) e não precisa declarar nada disso em tese. Logicamente o governo quer que você declare pra ter controle sobre você, mas a ideia da descentralização é exatamente essa DESCENTRALIZAR !.

    Muitos ainda pensam que Bitcoin é uma bolha e que não possui valor intrínseco, a dica que eu dou é: ACORDA ! O bitcoin vale US 27.000,00 na data de hoje, muita gente enriqueceu com isso. Se você acha que teu dinheiro de papel tem algum valor deixa eu te contar uma coisa, ele não tem lastro algum. O lastro de um governo é baseado em dívida e todo o dinheiro é virtual. De forma simplória, só tem valor porque as pessoas acreditam que ele tem valor.

    O mercado cripto já é gigantesco, muitos projetos já floparam e surfaram a onda que tinham que surfar. Ainda assim, é algo que esta limitado a poucas pessoas e as que buscam maiores informações. Talvez hoje, você não possa comprar seu pãozinho na padaria com Bitcoin, Ethereum entre outras moedas. Mas a nova geração esta ai, novidades surgem a todo momento e a mudança de paradigma é inevitável. Você como investidor esta atento a essas mudanças ? Não estou dizendo aqui que você precisa comprar um NFT do macaco de 600 mil reais, ou que você deve vender sua casa e comprar tudo em Bitcoin, porém ignorar a mudança é como ser um velho que insiste em utilizar a máquina de datilografia em vez de entrar em um curso de informática para aprender utilizar o Word.

    Precisamos estar atento as mudanças, são nessas épocas que surgem novos empreendimentos, mudanças na sociedade e é exatamente onde você pode enriquecer. Você precisa entender os conceitos, analisar o que esta dando certo em outras localidades e replicar para sua realidade. Não da pra inventar a roda, nem somos gênios da programação. Mas como todo ser humano, temos uma capacidade de evolução enorme e só o fato de você fazer parte da Finansfera já o difere de 80% do resto da população mundial.

    Continue evoluindo e aceite a realidade, não seja o datilografo em pleno 2023.


Grande abraço a todos.

Rumo a IF! 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário