quarta-feira, 22 de março de 2023

A Frugalidade é boa, mas atrapalha se for demais.

     Fala pessoal, como estão? Espero que bem e com saúde.

    Hoje gostaria de falar sobre como o sovina tem dificuldade na administração dos riscos. Como sei disso? Bom, eu sou um deles.

    Sempre tive muito pavor a tomar riscos maiores e isso é bom para evitar a falência e frustrações. Porém, até um certo nível a tolerância do risco deve ser expandida afim de atingir objetivos. Qual o caminho mais seguro para estabilidade? De certo, você deve ter pensado em um emprego fixo ou um concurso público. Fato é que realmente isso é estável, mas não necessariamente o melhor caminho.

    Para um inicio, é certo que se você não veio de uma família rica não vai conseguir gerar capital suficiente para arriscar empreender. Você vai precisar vender seu tempo em troca de migalhas, pra conseguir estabilizar sua vida e controlar os gastos. Porém, muitos param nessa etapa e vivem assim até o final da vida.

    Particularmente, conheço pessoas que conseguiram chegar lá desse modo. Posso citar como exemplo minha tia, que hoje trabalha porque gosta, mas viveria tranquilamente sem esse emprego. Mas a pergunta é, como ela chegou lá? Bom, trabalhou durante anos no exterior, abdicou de muito lazer e comprou vários imóveis. Mas será que esse é o caminho ideal?



Diversos caminhos, um único objetivo: Independência financeira

    Ela demorou muito para chegar onde chegou, mas ainda assim conseguiu relativamente cedo. Porém, conheço outros cases de sucesso. Tenho um amigo advogado que logo na faculdade começou a trabalhar em conjunto com alguns colegas de sala, porém não era sócio. Ele durante muito tempo só recebeu uma parte daquilo que era direito, até que após alguns anos conseguiu entrar na sociedade.

    Hoje, recebe os frutos daquilo que plantou a anos atrás e não é pouco. Sei disso, pois recentemente fez um caso pra uma pessoa conhecida e de R$ 20.000,00 que ela recebeu, R$ 10.000,00 foi para o escritório, sendo esse um caso de muitos.

    Tenho também um amigo que trabalha com foodtruck e hoje já começou a expandir o negócio próprio. Fui esses tempos comer um lanche lá e a quantidade de saída de lanche em poucos minutos me impressionaram e não, o lanche não é barato. Um lanche que ele faz em 5 minutos, custa aproximadamente R$ 32,00 e apesar de ser muito gostoso sei que esta caro.

    Já eu, optei por outro caminho. Trabalho no serviço público a anos e apenas nos últimos anos passei a ter uma estabilidade maior financeiramente falando. Sou mais ligado na área de investimentos do que todas essas pessoas que citei e como podem ver gosto também muito de jogos online, não todos, mas alguns específicos mas principalmente aqueles que podem me gerar renda. Não estou em uma situação ruim, mas longe daquilo que deveria. A real é que não gosto de tomar riscos e isso pode fazer toda a diferença.

    No meu projeto de renda extra mesmo, os gastos que eu tive meio que me incomodaram. Fico pensando em quanto tempo vou ter o ROE, se aquilo realmente vale o risco ou não e pasmem, os valores são baixíssimos. Por exemplo, no Staking eu aportei U$ 43,00 visando um retorno em 50 dias aproximadamente, na compra do NFT foi um aporte de R$ 400,00. Totalizando, vai ser um investimento de R$ 600,00 a R$ 650,00 e isso já me incomodou um pouco. Essa falta de tolerância ao risco me inibe de alçar maiores voos. É o que chamam de voo de galinha.

    Grandes empreendedores sempre tomam um risco muito maior. Quantos casos você não ouve na mídia daqueles que faliram não uma mais diversas vezes e sempre voltaram ao topo. Não estou falando que você deve se arriscar a falir, mas o inverso que é uma aversão total ao risco pode te prejudicar e muito no caminho do sucesso.

    Independente disso, não é uma receita de bolo. Aqui cada um pode misturar diversos ingredientes, chegar no final e ter um bolo diferente mas ambos com sabores maravilhosos. O caminho para independência é diferente pra cada um e acho que até por isso a finansfera é maravilhosa, é um lugar onde a gente visualiza como cada pessoa esta atingindo seus objetivos. Confesso que muitos não liberam dados importantes como salário, empreendimentos, aportes talvez por medo da exposição mas acho que seria algo muito interessante a todo mundo.


Grande abraço a todos.

Rumo a IF!

Um comentário: