terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Tudo que você precisa para operar uma ação esta no gráfico?

     Fala pessoal, tudo bem? Espero que sim.

    Todos que conhecem um pouco de analise técnica conhecem a famosa Teoria de Dow e um dos fundamentos que Dow propõe é:

    Os preços descontam tudo

    Segundo Dow, os impactos de informações corporativas e econômicas são incorporadas imediatamente pelo preço, conforme a hipótese de eficiência de mercado em sua forma fraca.

    Isso significa que tudo que você precisa saber encontra-se no gráfico. Isto pois, caso um grande player do mercado tenha alguma informação relevante ele já irá se posicionar antecipadamente, seja comprado ou vendido a descoberto.

    A única excessão a esta regra é os atos de Deus, ou seja, um evento catastrófico e imprevisto como por exemplo uma Tsunami, um terremoto ou algo que não houvesse tempo hábil para prever, não iria demonstrar a movimentação antecipada no gráfico.

    Vejamos um exemplo concreto disso:


Edifícios do World Trade Center, destruídos em 11 de Setembro de 2001


    O famoso ataque de Osama Bin Laden as torres gêmeas do complexo do World Trade Center é lembrado por todos que vivenciaram o período. Eu na época tinha 12 anos e lembro como foi algo extremamente chocante. Estava de manhã assistindo TV quando derrepente a emissora pausou sua programação e começou a mostrar a noticia do avião que colidiu com a torre e logo após um tempo, outro avião colidiu mostrando ao mundo uma cena cinematográfica.

    E ai você me pergunta: Ok, mas o que isso tem haver ? A resposta esta no gráfico abaixo:

Print tirada do índice Dow Jones pelo site Investing.

    Percebam que o índice já havia feito um pivot de baixa, fez um pullback e começou a reverter a tendência. Mas até então isso não significa nada a não ser por um detalhe.

    O mandante do ataque foi Osama Bin Laden, que era filho de Muhammed Bin Laden que foi um dos homens mais ricos e poderoso da Arábia Saudita. Isso significa que, sendo de uma família expressivamente rica, possuia enorme influencia entre os poderosos da região.

    Difícil é acreditar que os grandes do oriente médio não possuiam investimentos na bolsa norte americana. Mais difícil, é acreditar que não teriam acesso a informações privilegiadas como um ataque terrorista de tal magnitude.

    Isso pode ser coincidência? Deixo essa questão para você responder ai nos comentários. Sinceramente, eu acredito que de fato o mercado precificou antecipadamente o evento catastrófico que abalou o mundo.


Um grande abraço a todos.

Rumo a IF!

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário