Fala pessoal, tudo bem? Espero que sim.
Todos que conhecem um pouco de analise técnica conhecem a famosa Teoria de Dow e um dos fundamentos que Dow propõe é:
Os preços descontam tudo
Segundo Dow, os impactos de informações corporativas e econômicas são incorporadas imediatamente pelo preço, conforme a hipótese de eficiência de mercado em sua forma fraca.
Isso significa que tudo que você precisa saber encontra-se no gráfico. Isto pois, caso um grande player do mercado tenha alguma informação relevante ele já irá se posicionar antecipadamente, seja comprado ou vendido a descoberto.
A única excessão a esta regra é os atos de Deus, ou seja, um evento catastrófico e imprevisto como por exemplo uma Tsunami, um terremoto ou algo que não houvesse tempo hábil para prever, não iria demonstrar a movimentação antecipada no gráfico.
Vejamos um exemplo concreto disso:
E ai você me pergunta: Ok, mas o que isso tem haver ? A resposta esta no gráfico abaixo:
Percebam que o índice já havia feito um pivot de baixa, fez um pullback e começou a reverter a tendência. Mas até então isso não significa nada a não ser por um detalhe.
O mandante do ataque foi Osama Bin Laden, que era filho de Muhammed Bin Laden que foi um dos homens mais ricos e poderoso da Arábia Saudita. Isso significa que, sendo de uma família expressivamente rica, possuia enorme influencia entre os poderosos da região.
Difícil é acreditar que os grandes do oriente médio não possuiam investimentos na bolsa norte americana. Mais difícil, é acreditar que não teriam acesso a informações privilegiadas como um ataque terrorista de tal magnitude.
Isso pode ser coincidência? Deixo essa questão para você responder ai nos comentários. Sinceramente, eu acredito que de fato o mercado precificou antecipadamente o evento catastrófico que abalou o mundo.
Um grande abraço a todos.
Rumo a IF!
Nenhum comentário:
Postar um comentário