quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Quais são as minhas regras para trades...

     Comecei a operar trades em março de 2020, no período da pandemia aproveitando o homeoffice. De lá pra cá, venho operando todos os meses e se você como eu, tem interesse na área deveria seguir algumas premissas básicas.

    Vou falar algumas regras que eu estipulei para operar no mercado, baseado na minha experiência e estudos sobre isso. Não quer dizer que seja uma verdade absoluta, mas pra mim é fundamental para fazer as operações de maneira correta.



É como os gurus do YouTube dizem: Venham aprender a ganhar dinheiro fácil !
Só que não...

    Sem mais delongas, bora pro post:

1º - Estude

    Se tem algo que não pode ser negligenciado nessa primeira etapa é o estudo. Eu costumo comparar o trade com um jogo de Soma-Zero onde pra um ganhar, necessamente outro deve perder. Ações a longo prazo é investimento, mas em um curto período de tempo é apenas transferência de dinheiro.

    Talvez seja por isso que 90% desistem de operar logo nos seis primeiros meses de trade. Estudar é um passo fundamental para que você consiga competir com os grandes players institucionais.


2º - Não se alavanque.

    Se tem uma coisa ruim é perder todo seu patrimônio. Se existe algo pior, de certo é perder o patrimônio que você sequer possuí. Algumas modalidades de trades permitem a alavancagem, o que poderia dar um bom retorno a primeiro momento mas pode ser catastrófico pra quem não sabe operar. 


3º - Espere o sinal.

    Como dizem, paciência é uma virtude. Essa frase é muito importante quando tratamos de trades pois muitas vezes na ganância ou ansiosidade compramo ações no impulso e o resultado é catastrófico. Você nunca vai saber quando o ativo vai parar de cair, assim como nunca vai saber quando ele vai parar de subir. Pegue por exemplo uma ação como a IRBR e veja a queda dela do ano passado até atualidade. Se você comprou por impulso, se quis fazer Martingale diminuindo o preço médio, se não esperou o sinal de reversão de tendência provavelmente você amargura prejuízos até o momento atual.

    Tenha paciência para esperar um sinal claro de entrada, estabeleça o seu risco e o seu alvo com uma expectativa matemática positiva. Você tem que ser firme em suas decisões e convicções caso contrário esta fadado ao fracasso no mercado.

    Assim como na ponta da compra, espere o sinal na ponta da venda. Uma vez estabelecido o alvo, mantenha a posição a não ser em um sinal claro de reversão de tendência. Ser mão de alface é diminuir seus lucros o que pode ser considerado como perder dinheiro.

 

4º - Saiba o que é ser um Trader/Grafista.

    A função do trader não é comprar e vender ações. A sua função é analisar o gráfico, identificar tendências e padrões, tomar decisões de comprar ou vender a descoberto(short) e testar muitos Setups diferentes. Se você não analisou o gráfico, não tome nenhuma decisão. Se o mercado ainda não se movimentou, também não tente antecipar o movimento.

    O único jeito de antecipar um movimento é tendo uma informação privilegiada. Mesmo assim, cenários macros podem influenciar dependendo da força de tal informação e esse tipo de vantagem somente os grandes players institucionais possuem.

   Não é apenas números e gráficos na tela, atrás disso há muito interesse e dinheiro envolvido. De valor ao seu patrimônio.


Um grande abraço a todos.

Rumo a IF!

4 comentários:

  1. Cara, esses dias vi um video do José Kobori em que o titulo diz assim

    " O Erro do trader é desconhecer a natureza humana"

    Ele disserta que temos vários mecanismos no cerébro que faz nós acreditarmos que seremos os unicos dotados a ganhar dinheiro com isso, enquanto os 99,9 não ganham.

    É um video bem curto, onde ele explica bem detalhado.

    Eu vivi isso no Trader esportiva/Apostas esportivas, fiquei 8 anos pensando que um dia eu iria virar Pro, que eu me aperfeiçoaria, queria viver daquilo.

    Enfim, ano passado consegui me livrar desse vicio maldito que me tirou 25mil reais nestes 8 anos. Hoje isso é pouco dinheiro para mim ,mas antigamente era tudo oque sobrava do salário.

    Espero que os traders de hoje reconheçam oque é essa modalidade de se botar dinheiro na bolsa que nada mais é que um jogo de azar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu discordo de você em alguns pontos. Pra mim, essa modalidade de trade é algo muito especializado e díficil e por isso muitos perdem dinheiro. O mercado é o mesmo para todos e você tem a opção de entrar a favor ou contra o mercado, então pra mim é extremamente democrático.
      O que é difícil é descobrir qual SETUP possuí um bom retorno, com expectativa matemática positiva e um Draw Down aceitável.

      Excluir
    2. O dificil é controlar a natureza humana.

      Excluir
    3. Não é tão difícil de descobrir um setup, na verdade é relativamente simples, em 2 anos eu consegui encontrar vários, primeiro desenvolvi um software próprio para fazer simulações, mas acabei fazendo tantas simulações que isso gerou um "vício estatístico", ou seja, eu encontrava um setup que dava o melhor resultado possível para um determinado período testado, e assim, era impossível obter aquele mesmo resultado no mercado real, já que os movimentos nunca são idênticos.

      Depois conheci o Wealth Lab que é um simulador bem melhor do que o que eu tinha feito, e permitia programar dentro então eu podia criar meus indicadores, com ele fiz mais 2 setups, e dessa vez cuidei para não gerar os vícios, buscava encontrar setups em um período longo, e depois testava novamente em outro período longo diferente do primeiro para validar.

      Tem tantos detalhes que precisam ser observados na hora de criar um setup que eu poderia quase escrever um livro, são detalhes como ações de commodities que costumam ter tendências bem definidas que duram anos, enquanto outras ações ficam de lado, e cada uma precisa de uma estratégia diferente.

      Uma outra coisa que destrói resultados de estratégias na prática é liquidez de mercado, você tende a perder alguns centavos quando entra e quando sai da operação, por causa da liquidez, nem sempre tem ordens no livro de ofertas para você operar no preço que a estratégia deu o sinal, coisa que nas simulações você sempre faz... precisa programar uma variável considerando uma diferença de 3 centavos em cada trade pelo menos.

      O problema final é que logo que você descobre um setup e começa a operar, ele para de funcionar, porque outras pessoas vão descobrir também e então vão começar a antecipar e aí já era o resultado, e hoje em dia existem milhares de robôs operando que percebem esses movimentos, o negócio está ficando cada vez mais complexo.

      O que posso fazer por ti é te incentivar, estude bastante, vai ser bom pra aprender várias coisas, se conseguir uma estratégia que te dê 20% ao ano, aproveite!

      Excluir