domingo, 19 de fevereiro de 2023

O que é melhor: Ganhar bem ou Investir bem ?

    Fala pessoal tudo bem? Espero que sim e com saúde!

    Hoje quero levantar uma questão interessante, o que será que é melhor:

    - Ganhar bastante dinheiro ou investir de forma correta? 

    Pra isso, eu fiz um vídeo comparando os meus rendimentos com de um Streamer famoso dentro da comunidade do jogo Tibia, claro que nem se compara com os grandes Streamers como Gaules por exemplo, mas ele tem uma média interessante de pessoas engajadas em seu conteúdo.

 

Ganhar bem ou investir bem ? Quem leva a melhor?

    Mas e ai, concordam com minha opinião ?

Grande abraço a todos. 
Rumo a IF!

4 comentários:

  1. O mais importante é o percentual da renda que você consegue destinar para o aporte.

    Exemplo:
    João ganha R$ 20 mil de salário mensal, entretanto ele consegue guardar apenas 20% da sua renda (R$ 4 mil por mês).
    Pedro ganha R$ 5 mil por mês e consegue guardar 50% da sua renda (R$ 2,5 mil por mês).

    Apesar de João conseguir no longo prazo ter mais dinheiro guardado do que Pedro, ele demorará muito mais para alcançar a independência financeira, pois o padrão de vida de João é muito maior do que o o de Pedro.

    Estamos aqui desconsiderando a rentabilidade.

    É óbvio que existe um "custo mínimo de vida" e para maximizar a velocidade em que lutamos pela independência financeira precisamos também aumentar nossa renda para ficar o máximo possível acima desse "custo mínimo de vida", de qualquer forma o que vejo como mais importante é o % da renda mensal que conseguimos destinar aos investimentos.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza o custo de vide influência muito na independência financeira. Mas o que e noto é que aquele que ganha mais, mesmo que não consiga chegar lá vai ter uma vida mais repleta de experiências, bens e com muito mais oportunidades.
      Veja, eu por exemplo sequer tenho um imóvel comprado por mim. Muitos dizem que não é investimento, mas ao longo do tempo um imóvel tende a se valorizar. Já a minha chefia, já comprou imóveis na casa de milhões e mesmo que não tenham atingido a IF esse imóvel poderá valorizar a um patamar interessante no futuro. Ele tem a chance de pagar por um custo de oportunidade que eu não tenho, pois preciso alocar todo meu investimento em algo mais seguro.
      Mas de fato, como dito por você o percentual é importante pois ele é universal... serve para o que ganha salário mínimo e para o que ganha 50 mil.

      Grande abraço
      Rumo a IF!

      Excluir
  2. Fala RI,

    Eu acredito que o melhor mesmo é conseguir manter o seu patrimônio crescente. Ganhar bem e investir mal, talvez torna ganhar bem melhor, por causa da capacidade de recuperação que essa pessoa pode ter. O contrário, ou seja, ganhar pouco e investir melhor, torna os investimentos a melhor opção. Mas em ambos os casos, caso a pessoa não saiba manter o que gerou, ela pode perder tudo.

    Tive essa visão no livro " A Psicologia Financeira". Recomendo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Aposentando Mais Cedo e obrigado pela indicação, vou dar uma olhada.

      Grande abraço
      Rumo a IF!

      Excluir