sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Voltando a treinar depois dos 30 anos...

     E ai Finansfera, como estão todos? Espero que bem.

    Parece que cada vez mais as pessoas param de postar em blogs, virou algo obsoleto em um mundo onde o consumo rápido é a coisa mais importante, sendo que eu mesmo demoro muito tempo para atualizar o blog.

    Mas estamos ai e hoje quero falar sobre treinamento muscular, algo que não tem haver com finanças mas é algo que voltou a fazer parte da minha vida.



A meta é chegar em 80% do atual top 1 Classic Physique, só que não...

    Sempre gostei de treinar, mas fiquei anos parado após meus relacionamentos. Acho que conforme eu fui "ganhando" o jogo fui ficando desleixado e deixando de lado a atividade física que é algo que consome de 1 a 2 horas do meu dia, além de ser uma superação diária sair do conforto do lar após um dia inteiro de trabalho.
    Fato é que estou com um físico horrível e em 8 anos engordei quase 40kgs indo do 85kg aos 122kg. Antes, meu máximo foi 116kgs onde acabei emagrecendo e chegando aos 85kg e mantendo por muito tempo.
    A pandemia piorou as coisas e parei de sair totalmente de casa, particularmente falando joguei cerca de dois anos da minha vida no RALO, ficando apenas em casa trabalhando de home office ao mercado uma ou duas vezes ao mês.
    Com muito medo da doença e após alinhar com um amigo meu voltei a treinar faz uns 6 meses. No começo, estava utilizando mascara enquanto ninguem mais usava, criei uma certa fobia e medo após ter a experiência de dar três passos e precisar respirar por conta do COVID e perder a pessoa mais importante pra mim pra essa doença maldita. Com o dia a dia, indo todos os dias na academia acabei me libertando da mascara e hoje treino normal sem tanto medo.
    No começo é tudo muito ruim, treinamento bem fraco e com meu amigo iniciante. Fato é que esse meu amigo já abandonou os treinos mas foi excelente alinhar com ele pois foi o que me incentivou a tomar as rédeas da situação.
    Ao contrário da primeira vez onde perdi mais de 35kgs em 6 meses, dessa vez eu adotei uma estratégia mais tranquila, focando no ganho de massa muscular, força e constância. Hoje, voltei a pegar 40kgs de cada lado no supino reto com barra livre, sendo que a barra pesa cerca de 20kgs chegando bem próximo do meu auge 45kgs, em relação a força apesar da idade consegui evoluir bem, graças a memória muscular.
    Com relação a definição muscular, meus braços estão melhores que antigamente e principalmente ombro, que eu treinava pouco gerando uma desproporção. Hoje já vejo a marcação entre ombro, biceps e triceps mesmo com excesso de peso e isso tem me animado bastante.
    Já o peso, a decepção é grande, pois sai dos 122kg e estou com 117kgs. A linha de cintura esta horrível, com bastante gordura abdominal e com a certeza de que ao emagrecer vai sobrar muita pelanca. Por outro lado, durante todo o período continuei me alimentando com tudo que queria, porém com aquela "voz" na cabeça sempre pedindo pra ir com calma o que acaba diminuindo o ímpeto sobre a comida. Ainda assim, não deixei de comer carboidratos, lanches, sorvetes, chocolates e doces.
    Mas sei que pra ter resultados consistentes vou precisar segurar um pouco mais a boca, principalmente a ingestão de carboidrato. Deste modo, pretendo alinhar cerca de 80% da dieta deixando espaço para um pouco de prazer na alimentação. Já fiz uma vez e sei que sou plenamente capaz de fazer novamente.
    Fato é que hoje me sinto mais "vivo", com a volta dos treinos e volta do trabalho presencial. A vida continua corrida, os sonhos continuam difíceis mas a cada dia estou colocando um tijolinho pelo menos pensando em saúde. Se pudesse recomendar algo para as pessoas é a atividade física.
    Agora, se você nunca treinou vou falar algumas coisas básicas e que vão te ajudar a manter o ritmo:

- Treinar com alguém, pelo menos no inicio pode te ajudar a manter a constância tendo em vista o "compromisso" que você cria. Se puder, treine com alguém.

- Se treina sozinho, é fundamental um fone bluetooth nem que seja esses baratinhos de 40 reais da China e ouça músicas que te deem um gás no treino. Eu particularmente gosto de Heavy Metal, mas pra treinar costumo ouvir até mesmo hip hop e me da um gás a mais.

- Treinar cansado é horrível, se for direto do trabalho você pode manter o ritmo mas se chegar em casa provavelmente vai acabar abortando a missão. Nesses casos, durma uma horinha que é o suficiente pra te dar um gás e enfrente a vontade de ficar na cama. Garanto que a superação de ir e fazer um bom treino vai valer MUITO a pena.

- Mínimo três vezes por semana e no máximo o quanto aguentar. Ter constância é a chave para progressão e resultado.

- O aumento de carga tem que ser progressivo e deve ser uma meta a ser atingida. Além disso, execução é de extrema importância para evitar lesões. Sempre foque em Constância, Execução, Força e busque sempre a falha muscular, que é quando você não consegue mais "levantar" o peso.

- Se não sabe treinar, não inventa de ir em academia de rede. Procura um lugar onde possam te orientar para fazer a execução de treino correta ou treine com algum amigo que entenda ou personal.

- Se você tem uma genética de gordo ferrado igual a minha, exercícios aeróbicos não são uma opção e sim OBRIGAÇÃO. Você vai ter que tirar pelo menos alguns dias para fazer aeróbico e no mínimo 40 minutos. Nos dias que faço o treino completo, faço pelo menos 15~20 minutos de aeróbico de baixa intensidade por conta do meu peso.

    No mais, acho que é isso. Me sinto mais vivo e tive uma melhora significativa no fôlego, postura e nas roupas. O caminho é longo, mas estou trilhando ele toda semana e melhorando cada vez mais.

Grande abraço a todos!

Rumo a IF!



9 comentários:

  1. https://manorganizado.wordpress.com/2022/04/10/treino-para-iniciantes/

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o seu progresso no campo físico Irmao. Eu já estou indo para 7 anos de academia entre idas e vindas, vivo no meio do Twitter fitness lá dos EUA e consigo bastante informação. Se fosse para te dar um conselho, te diria para focar em treinos de força, te trará mais músculos, mais testosterona e te deixará com menos medo do mundo. Treinos aeróbicos e de abdômen eu considero perca de tempo. A dieta carnívora também é a melhor. Sol na pele. Se for para correr que corra ao ar livre debaixo do sol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mundo moderno de facilidades que a gente vive, ficar sem treinar é como se suicidar aos poucos.

      Excluir
  3. Muito bacana o seu post.

    Agora começando uma nova fase da minha vida eu espero poder fazer alguma atividade física ou mesmo a academia e suas dicas são muito valiosas. Me tira uma dúvida que não encontro em lugar nenhum: acha que vale a pena pagar Personal? Tem noção de quanto que isso daria por mês de $$ por aí?

    Sou muito desengonçado para treinar sozinho e acho que só com alguém no pé vou conseguir fazer direito e ter compromisso com a frequência.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. paga uma assessoria online pra começar:
      https://www.instagram.com/fredtreinopesado/

      abs!

      Excluir
    2. Se tiver condições é uma boa pedida, principalmente para evitar lesões mas sabendo tirar o máximo de sua capacidade. Eu comecei a treinar com 15 anos de idade e tive indas e vindas durante todo o período por isso aprendi a treinar bem.
      Um profissional da área é sempre uma ótima pedida.

      Excluir
    3. Com relação a preço não sei te informar, mas tenho um amigo que contratou personal por um bom tempo, vou ver se pego essa informação com ele.

      Excluir
  4. Boa IF, sempre é hora de fazer um esporte.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Amo treinar. Corro, faço flexões e barra fixa, além de agachamentos, abdominais... No corrida tem treino do longão, fartlek, tiros, progressivos , rodagem... Ou seja, dá pra fazer muita coisa... eu prefiro atividades ao ar livre e utilizar o peso do corpo.

    Disciplina é sinônimo de liberdade!

    ResponderExcluir