terça-feira, 16 de agosto de 2022

O mercado de ações é um caos ordenado...

    Decidi que em breve vou voltar ao daytrade, dessa vez com maior dedicação que antes e buscando maiores rentabilidades. Preciso gerar um fluxo de caixa alto, de modo a combater não apenas a renda fixa, inflação mas também o meu custo de vida. Sei que é possível, existem pessoas que vivem assim e apesar de não viver exatamente dessa maneira já consegui alguns resultados interessantes quando pude operar no dia a dia, skin in the game.

    Mas para confirmar isso, decidi buscar informações se realmente é possível gerar ordem no caos. Cheguei a conclusão que sim, ao coletar a informação de um sistema dinâmico e caótico: a Atmosfera.


    Acredito que é muito mais imprevisível um sistema como a atmosfera do que a bolsa de valores. A bolsa se movimenta de acordo com o mercado, se a Selic esta alta o varejo apanha. Se o dolar esta alto, empresas dolarizadas como a WEG possuem vantagem e assim sucessivamente.

    Claro que há momentos de Caos total, quando acontece uma pandemia por exemplo. De um dia para o outro, o gráfico que antes estava em ascensão cai de maneira brusca até determinado ponto, onde o mercado julga que abaixo daquilo só o inferno. Para essas situações o Stop é fundamental para evitar a dor da perda.

    Experimentei a gosto da vitória ao comprar Eternit a 3 reais e ver subindo a 35... Experimentei o gosto da derrota ao comprar MGLU a 19 reais e ver caindo a 3 reais. Tudo é possível no mercado acionário.

    Existem diversos outros exemplos de caos que pode ser ordenado na natureza e em minha concepção o mercado de ações não é diferente. Se existe uma característica matemática em comum, é possível sim vencer no daytrade. Os grandes Players do mercado fazem movimentações expressivas e que ditam a regra do jogo, dificilmente serão os pequenos a gerar o caos e por isso existe a previsibilidade. Claro que já ocorreram casos onde os pequenos ganharam dos grandes como o caso da GameStop, mas isso é papo para outro post. Em minha visão sobre o assunto, creio que deve ser a mesma proporção do princípio de pareto onde 80% não consegue sobreviver e 20% consegue ter algum resultado no daytrade, mas isso é coisa da minha cabeça e nem deve ser levado em consideração.

    Mas e você, acredita na possibilidade de ganhar do mercado ?


Rumo a IF !

7 comentários:

  1. O que seria ganhar do Mercado?
    Do tempo que eu estou em RV o que mais vi foi muita, muita masturbação mental, muito papo furado, muitos palpiteiros, gurus que não sabem absolutamente nada. Aliás quem sabe?
    Investir numa empresa "boa" não é sinônimo de bom negócio em RV por mais contraditório que isso possa parecer. Tem várias empresas boas, com atividades sólidas que tem o valor de suas ações estagados por meses a fio, ou mesmo em queda.
    Do outro lado a empresas com histórico ruim, cheias de pendência que valorizam 20, 50, 100% ou mais em questão de mês ou poucos meses e muitas vezes essas valorizações são meramente especulativas.
    Lembro da valorização da Eternit, assim como aconteceu com a Locaweb, Viver, Fetilizantes Heringer entre outras, quase todas vindo de situações desfavoráveis.
    Se ganha bem em ações no turnaround, essas ações de empresas lutando pra sair do fundo do poço ou da corda bamba que tendem a trazer rendimentos maiores.
    As estabilzadas, aquelas que já chegaram no topo podem decepcionar que espera bons ganhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daytrade é bem foda cara, pode esquecer SELIC e todo resto, no intraday o mercado não segue isso não, é totalmente aleatório. Eu não acho ruim que você faça daytrade, minha sugestão é que crie um sistema de negociação com regras de entrada e saída bem definidas, então faça muito backtest, forward test, opere um tempo sem colocar dinheiro, depois com um valor bem pequeno, depois de uns 2 anos de estudo quem sabe as suas chances de ter desenvolvido um sistema vencedor para operar no curto prazo apareça. Boa sorte!

      Excluir
    2. Lembro de um daytrader famoso uns 15 anos atrás, ele tinha uma estratégia bem simples, mas nunca cheguei a programar ela pra rodar backtest e ver se dava lucro, mas só pra você ter um exemplo, era mais ou menos assim:
      opera no gráfico de 60 minutos (gera um candle por hora), depois de 1 hora de pregão, você olha no gráfico e marca preço máximo e mínimo do ativo que estiver negociando, se o preço romper pra cima, subir acima do máximo da primeira hora, compra, se o preço cair abaixo do mínimo, vende (entra vendido). Então você pode definir a regra de saída, algo como stopar se estiver perdendo 1% (stol loss) ou sair se tiver ganhando 3% (stop gain), se nenhum dos dois acontecer, encerra operação no final do dia (a mercado)... só uma ideia pra você começar seus estudos.

      Excluir
  2. A maior probabilidade é se estressar bastante, errar muito e ficar doente nos primeiros anos, mas quem sabe, talvez você seja aquele 1% que consegue lucrar consistentemente. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu entendo que é difícil... mas será que é mais difícil do que por exemplo estudar 5 anos de Direito, estudar um monte de legislações, doutrinas e jurisprudências para tentar um cargo público top de linha e no fim fazer algo que eu não gosto ? Eu gosto de investimentos, gosto do mercado, ouvir noticias, aprender etc.... eu queria segui um caminho que me desse um pouco de satisfação entende.

      Excluir
    2. Porque você não faz cursos na área de economia/investimentos? Já que tem afinidade com você você poder até talvez ser um profissional da área.

      Excluir
    3. Então, só que ai que ta... geralmente é uma parada muito comercial, assessor de investimentos etc...Eu gosto da área, mas n queria ser um gerente de banco e ficar ludibriando a galera saca... talvez se fosse para área academica.

      Excluir