segunda-feira, 8 de março de 2021

O que acontece com esse país? Vamos virar a Argentina ?

     Hoje pela primeira vez senti um pouco de medo do futuro, afinal, após ameaças intervencionistas nas Estatais pelo executivo, sabemos que cada vez é menos confiável investir no Brasil.

    Como se não bastasse isso, temos um judiciário totalmente arbitrário onde manda prender um parlamentar de ofício, assim como anula uma decisão importante da Lava Jato anulando as condenações do ex-presidiário Lula.

    O recado que o Brasil passa ao mundo é: Não invistam aqui, pois quem manda aqui somos nós os políticos e podemos nacionalizar toda e qualquer empresa que esteja em nosso território. Com esse cenário, os investidores estrangeiros fogem e as consequências são as piores possíveis.

    Temos uma insegurança jurídica, física e mental em todos os aspectos. Brasil é na verdade Lisarb, o país do contra.

    Talvez a curto prazo, seja uma euforia do mercado. Mas me amedronta pensar que o Brasil pode virar uma Argentina ou uma Venezuela. A pouco tempo atrás a Argentina limitou a compra de dolar em U$$ 200,00 para evitar a fuga de capital do país.

    Li uma matéria que falava sobre um Venezuelano que vivia bem em seu país, fazendo dinheiro com jogo. Ele fazia cerca de exatamente os mesmos U$$ 200,00 e tinha uma vida muito mais confortável que qualquer outro pois o dinheiro do "joguinho" é mais valioso que o bolivar.

    

    A partir de hoje, vou diversificar meus portfólio e pretendo tratar de investir no exterior, quero ter um capital em dolar e também mais bitcoins, esse é o meio de me proteger do risco Brasil.

    Mas o que mais me amedronta e saber a minha situação atual. Estou com um filho pra nascer, tenho meus animais, minha esposa e minha mãe que já é idosa. Caso a situação apertasse, conseguiria eu sair do país em busca de algo melhor ? Pra que país eu iria e quanto de dinheiro eu precisaria ter ? 

    Parece algo distante e irreal, mas existe um risco e os nossos vizinhos estão ai para comprovar isso. Os venezuelanos ricos invadiram a Espanha e continuaram a vida muito bem, obrigado. Juízes pediram asilo no Chile mas e os pobres? Alguns arriscaram e vieram para Roraima enquanto muitos permanecem na latrina comendo carne podre.

    Percebi que quanto mais vínculos, mais dificil fica a situação. Se fosse sozinho, tudo seria mais fácil e as consequências de decisões erradas cairíam apenas em mim. Hoje, vejo que tenho vidas que dependem de mim e dependem que eu faça as coisas darem certo.

    Vou me preparar para o pior, esperar pelo melhor e agir.


Grande abraço a todos.

Rumo a IF!


5 comentários:

  1. Realmente irmão, compartilhei do meu sentimento ontem.

    Sentimento de Desesperança total! E isso é oque pode acabar com uma nação.

    Acho que todo mundo no fundo tem uma vontade de isso aqui um dia ser um EUA da vida.

    Aí quando um Governo inicia um processo para isso, vem outro e desmancha tudo.

    E todos sabem que se Lula sair é eleito!

    Única chance agora é acontecer o BOOM economico que o PG ta esperando para 2021-22. Caso isso não aconteça por causa dos Lockdowns, vai da merda.

    O Pior que nossa semelhança com os Argentinos é muito grande! Eu tento fechar os olhos e focar nos problemas que estão em minha volta, mas em uma situação como essa é dificil não ficar com medo.

    Lula eleito será uma catastrofe total! Fuga de capitais em massa será só o inicio.

    ResponderExcluir
  2. Também tenho muito medo dessa situação toda, o que me prende aqui no BR é a minha mãe que daqui uns anos já será idosa e o meu irmão que é deficiente e exige cuidados integrais. Eles só tem a mim. Se não fosse isso, já teria vazado desse país há tempos, nunca quis ser pai ou casar (nessas horas ser homossexual é uma "benção) para não ficar preso aqui.

    ResponderExcluir
  3. É, todo mundo que investe apenas no Brasil tem esse medo.

    Eu estou adiando os investimentos no exterior, sempre acho que meu dinheiro ainda é pequeno demais para valer a pena, por causa dos custos e burocracias extras com o IR, mas é algo inevitável, vai chegar o momento que não poderei mais adiar isso.

    Bitcoins no momento eu acho que está super valorizado, acredito que se o mundo melhorar um pouco com o fim da pandemia, e se não vier outra bomba logo em seguida, o preço dele deve cair, mas vai saber, mundo cada vez mais maluco.

    Só nos resta diversificar e aguardar que as coisas melhorem, mas sempre bom ter um plano caso de tudo errado.

    ResponderExcluir
  4. argentina ta melhor q o brasil:
    https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/06/08/mesmo-com-crises-argentina-ainda-mantem-indices-de-educacao-saude-e-igualdade-melhores-que-os-brasileiros.ghtml

    se eu pudesse ia pra europa

    a lava-jato foi apenas um golpe politico. correta a decisão do STF (só que demorou a sair), pois Moro era juridicamente suspeito pacas

    abs!
    abs!

    ResponderExcluir
  5. É 1 dilema difícil. O cenário brasileiro realmente nos amedronta. Nesta semana acabei de receber meu passaporte europeu e ainda sou solteiro e sem filhos. Acendeu forte 1 vontade de picar a mula daqui, mas há vários fatores que pesam:

    - Tenho 1 emprego estável e com salário acima da média no serviço público. Sou crítico ao mesmo, tenho vontade de empreender, etc.. mas isso é outra conversa, no final o msm paga minhas contas e garante meus aportes;

    - minha mãe depende 1 pouco de mim, está ficando idosa e ñ conseguiu se aposentar. Além do mais não possui dos melhores quadros de saúde.

    Quanto a investir no exterior, pode começar com o ETF IVVB11. Não é um investimento exatamente no exterior, e sim atrelado ao exterior, o famoso índice S&P500. Já reduz seu risco Brasil investindo indexado à economia americana, muito mais sólida, e pode ganhar também com a alta do dólar. É um ativo brasileiro na B3 q encontra facilmente no Home Broeker de qualquer corretora brasileira, sem burocracia de abrir conta no exterior, etc. Mas lembre-se: não é exatamente investir no exterior e sim atrelado a ele.

    ResponderExcluir