É possível ganhar dinheiro com jogos? Febre Axie Infinity

     Fala pessoal, tudo certo? Espero que todos estejam bem e com saúde, assim como vossas famílias.

    Finalmente tomei a segunda dose da vacina e o que eu mais penso é em minha companheira, pois alguns meses estaria imunizada e nada disso teria acontecido. Confesso que até o devido momento, não consegui superar tudo que aconteceu mas preciso seguir em frente.

    Ultimamente, vi muitos vídeos no YouTube falando sobre um tal jogo chamado Axie Infinity, um jogo baseado na criptomoeda Ethereum onde o pessoal esta "farmando" muito dinheiro, cerca de 2k, 5k, 10k e ouvi alguns que dizem receber até 20k com esse jogo.

    Confesso que algum tempo atrás, já tinha visto um jogo baseado em criptomoeda e parecia algo realmente promissor. O jogo em questão era o LiteBringer da Cipsoft, cheguei a jogar algum tempo mas confesso que achei muito chato. 

    O fato é que vai haver uma nova leva de games baseados em criptomoedas. Mas pra mim, uma coisa é certeira. Se o jogo não for divertido e não houver uma mecânica de consumo será impossível de ser sustentável.

    Pelo que pesquisei esse Axie Infinity, me parece quase que um sistema de pirâmide em forma de jogo. É o velho golpe aplicado de novas maneiras. Hoje, para você começar a jogar deverá desembolsar cerca de 7k para comprar 3 Axies (personagens) e com isso começar a jogar. Pra mim, é um sistema onde o novo recompensa o velho e a hora que não houver mais gente interessada em comprar, simplesmente os últimos pagarão o pato.

    Mas como em toda boa e qualquer pirâmide, enquanto houver gente entrando, os mais antigos estão recebendo e principalmente aqueles que começam a jogar antes e possuem mais recursos no jogo. Eles podem fazer a procriação dos bixos e a venda dos mesmos a preços altos. 

    É inviável pensar que um joguinho vai pagar um salário de 20k mensais, sendo que alguns dos melhores concursos no Brasil como por exemplo um analista tributário da Receita Federal percebe um valor semelhante. É diferente se a gente pensar em algo com um cenário extremamente competitivo, como alguns jogos de E-Sports onde os melhores jogadores podem vir a receber isso, onde são como um Messi do jogo online.


Será que é viável ganhar dinheiro com jogos?

    Em minha opinião, esse jogo é uma tremenda furada. Claro que tudo vai depender dar percepção de valores, se muitas pessoas acreditarem no valor que o jogo possa gerar ele pode sim vir a ser sustentável. Falo isso, pois a alguns meses atrás estava fazendo dinheiro com um jogo chamado Tibia, um jogo com mais de 20 anos de mercado que introduziu um sistema de moeda virtual e isso mudou totalmente o mercado do jogo.

    Com essas moedas, você pode pagar uma conta premium que lhe da acesso a novas áreas, comprar vestimentas diferentes, comprar itens consumíveis do jogo e itens decorativos. Ocorre que é um jogo extremamente competitivo, que chega a colocar 300 pessoas online para guerrear entre si em alguns momentos. O domínio de um servidor, pode render uma alta renda aos líderes e a percepção de valores dentro do jogo é muito alta entre os jogadores.

    Um exemplo, é um item decorativo chamado Ferumbras Hat, basicamente um chapéu decorativo que você coloca na cabeça do seu personagem. Esse item, devido a raridade custa cerca de 7 mil reais e sim, muitas pessoas pagam para ter o famoso chapéu. Existe um cara que tinha mais de 20 desses na casa, sua diversão era colecionar itens raros.

    Tem algumas pessoas famosas no jogo que simplesmente bancam guerras e para eles essa é a diversão. Com isso, toda economia do jogo gira e muitos ganham através disso. Por exemplo, manter uma conta premium no jogo é relativamente fácil e o seu preço é de aproximadamente R$50,00.

    Creio que é interessante estar atento as novidades no mercado de jogos. Podem ser sim, oportunidades de fazer uma renda extra ou uma profissão, além de abrir outras oportunidades como o Streaming pra quem gosta de interagir com as demais pessoas.

    Mas e você, acredita no potencial dos jogos ? Acha que existe a possibilidade de "farmar" dinheiro trocando seu tempo através de jogos ?


Um grande abraço a todos.

Rumo a IF!

    


Comentários

  1. Não sabia que tinha de pagar 7k pra entrar no jogo... eu desconfio fortemente de qualquer coisa que seja necessário pagar para ganhar. O que fico com pena é que poucos fazem conta do potencial prejuízo de TEMPO. Alguns precisam trabalhar um semestre ou um ano para poupar essa quantia e, quando dá errado, significa esse tempo a mais de trabalho e esforço na vida.
    Sou partidário do trabalho duro para fazer dinheiro e, para multiplicar, investimentos em ativos não-imaginários (e não me venha com argumento de "dinheiro é impresso sem lastro").

    ResponderExcluir

Postar um comentário