terça-feira, 22 de outubro de 2024

Um mundo solitário...

 Fala pessoal como estão ? Espero que bem.


Hoje estava refletindo como o mundo esta cada vez mais conectado e ao mesmo tempo cada vez mais solitário.

Não sei se é apenas comigo ou minha família, mas sinto que as pessoas estão cada vez mais distantes. Antigamente as pessoas se reunião para assistir TV, sentavam na mesa juntos para jantar e passar o tempo. Ia na casa de meus avós e hora ou outra sempre aparecia uma tia com os filhos também para visitar os avós.

Hoje, já não tenho mais meus avós vivos. Logo, raramente vejo os parentes como tios, tias, primos e primas. Amigos de longa data seguiram seu caminho e se distanciaram cada vez mais. Eu mesmo, a partir do momento que tive que mudar de cidade passei a ter cada vez menos contato com as pessoas que antes eram próximas.

Até mesmo amigos, vejo eventualmente no mês e tem meses que não vejo. O que percebo é uma correria, sempre correndo atrás dos objetivos e com dificuldades para arranjar um tempo na agenda. E o pior é que fim de semana fico esgotado e o que eu mais quero é descanso.

Por outro lado, tenho uma presença na vida do meu filho toda semana e reservo meu dia mais nobre para ele: o sábado. Isso é algo que não abro mão, mas ainda assim acredito que é pouco tempo. De todo modo, o tempo que passo com ele é de qualidade, 100% focado nele e sem contato com celular ou outras distrações.

Talvez essa seja somente a minha realidade e de fato nunca fui muito sociável. Mas pelo menos na minha realidade vejo que a distância é algo bem comum entre as pessoas. Não sei se é por conta do ritmo de vida acelerado que ficou o mundo, se é o excesso de informações que ocupa o tempo das pessoas e em conjunto disso a técnologia voltada para a atenção.

O fato é que pessoas desconhecidas passaram a ter papel mais relevantes em nossas vidas que pessoas próximas. Aquele influêncer que solta video da vida dele, que ensina a fazer isso ou aquilo, podcasts que entrevistam pessoas dos mais diferentes níveis. Essas pessoas parecem se fazer mais presentes em nossa vida do que as pessoas que antes faziam parte de um núcleo familiar.

A propósito, família é o inimigo número um do Estado. Seu filho não é seu, sua esposa não é sua, seu marido não é seu, quem manda é um governo. Aliado a isso, o que mais tem é incentivo ao individualismo e a fazer o que for necessário para ser "feliz". Mas não quero entrar nessa seara aqui, porque política é chato demais.

Vocês estão vendo o mundo desta mesma ótica ou é apenas coisa da minha cabeça?


Grande abraço a todos.

Rumo a IF!

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Todo mundo quer uma fatia...

 Fala pessoal como estão ? Espero que bem.

Hoje quero falar de uma dinâmica muito comum e que as vezes passa despercebido por nós e pode atrapalhar muito nos investimentos: Todos querem uma fatia do seu trabalho.

Mas como assim? Bom vamos lá. Se você quer ouvir música vai precisar assinar Spotify, Deezer ou algo do gênero. Quer assistir um filme ? Netflix, Amazon Prime. Quer ter uma saúde descente? Convênio médico tá ai pra isso. O mundo esta inseguro? Tome aqui seguro automotivo e seguro de vida. Não confia na administração pública e na pirâmide do INSS ? Faça aqui sua previdência privada com uma pequena taxa de administração. Não sabe investir? Venha pra minha corretora e você terá um Assessor prontinho para te ajudar a administrar seus investimentos. Não confia nele? Então temos aqui um grande gestor de fundo que vai administrar seu patrimônio. Algum parente morreu ? Contrate aqui um advogado que será mais uma parte no espólio suado.

Poderia criar uma infinidade de coisas e tudo tem um objetivo: Pegar o seu dinheiro e botar no bolso deles.

Então devemos fazer tudo que é necessário? Devemos abrir mão de lazeres, mesmo com um cotidiano esmagador ? E a resposta é: Depende.

Quanto você tem de dinheiro? Se você tem muito dinheiro pague e seja feliz, vai te poupar tempo e esforço. O seu tempo de trabalho paga mais do que aprender a fazer por si as demandas ? Então trabalhe e pague alguém para fazer o serviço.

Há coisas que não possuem custos e outras que são quase inevitáveis. No caso do inventário, se você realizar um planejamento sucessório em vida não terá que pagar altas cargas de impostos ou ter um inventariado a mais: o seu advogado.

Assim como aprender sobre investimentos pode te livrar de um Assessor ou Gestor. Mas se você sabe fazer muito dinheiro, talvez seja melhor focar no que você sabe e encontrar alguém descente para gerir seu patrimônio.

Um serviço de música pode ser substituído pelos velhos arquivos de mp3... Dá trabalho? Sim... mas é possível. Filmes é a mesma coisa. Ou você pode simplesmente ir a um parque ler um livro, respirar um pouco de ar fresco. É a melhor opção? Mais uma vez depende...

Você pode gastar horas limpando sua casa ou pagar uma diarista. Quanto você ganha em seu trabalho ? Mais que a diária ? Qual o custo físico disso ?

Algumas coisas básicas podem ser feitas por nós mesmos. Você quer aprender algo novo ? Quer botar a mão na massa ? Ou quer tudo prontinho e bem feito sem nenhum trabalho ?

O problema é que a maioria de nós estamos acostumados com a facilidade e perdemos a capacidade de ser auto didatas. Muitas vezes uma coisa que é "trabalho" pode virar um "hobbie". Se focarmos apenas em facilidades, com certeza isso terá um preço alto e pode custar tempo em seus projetos. Tudo é questão de equilibrio.


Grande abraço a todos.

Rumo a IF!