Hoje pela primeira vez senti um pouco de medo do futuro, afinal, após ameaças intervencionistas nas Estatais pelo executivo, sabemos que cada vez é menos confiável investir no Brasil.
Como se não bastasse isso, temos um judiciário totalmente arbitrário onde manda prender um parlamentar de ofício, assim como anula uma decisão importante da Lava Jato anulando as condenações do ex-presidiário Lula.
O recado que o Brasil passa ao mundo é: Não invistam aqui, pois quem manda aqui somos nós os políticos e podemos nacionalizar toda e qualquer empresa que esteja em nosso território. Com esse cenário, os investidores estrangeiros fogem e as consequências são as piores possíveis.
Temos uma insegurança jurídica, física e mental em todos os aspectos. Brasil é na verdade Lisarb, o país do contra.
Talvez a curto prazo, seja uma euforia do mercado. Mas me amedronta pensar que o Brasil pode virar uma Argentina ou uma Venezuela. A pouco tempo atrás a Argentina limitou a compra de dolar em U$$ 200,00 para evitar a fuga de capital do país.
Li uma matéria que falava sobre um Venezuelano que vivia bem em seu país, fazendo dinheiro com jogo. Ele fazia cerca de exatamente os mesmos U$$ 200,00 e tinha uma vida muito mais confortável que qualquer outro pois o dinheiro do "joguinho" é mais valioso que o bolivar.
A partir de hoje, vou diversificar meus portfólio e pretendo tratar de investir no exterior, quero ter um capital em dolar e também mais bitcoins, esse é o meio de me proteger do risco Brasil.
Mas o que mais me amedronta e saber a minha situação atual. Estou com um filho pra nascer, tenho meus animais, minha esposa e minha mãe que já é idosa. Caso a situação apertasse, conseguiria eu sair do país em busca de algo melhor ? Pra que país eu iria e quanto de dinheiro eu precisaria ter ?
Parece algo distante e irreal, mas existe um risco e os nossos vizinhos estão ai para comprovar isso. Os venezuelanos ricos invadiram a Espanha e continuaram a vida muito bem, obrigado. Juízes pediram asilo no Chile mas e os pobres? Alguns arriscaram e vieram para Roraima enquanto muitos permanecem na latrina comendo carne podre.
Percebi que quanto mais vínculos, mais dificil fica a situação. Se fosse sozinho, tudo seria mais fácil e as consequências de decisões erradas cairíam apenas em mim. Hoje, vejo que tenho vidas que dependem de mim e dependem que eu faça as coisas darem certo.
Vou me preparar para o pior, esperar pelo melhor e agir.
Grande abraço a todos.
Rumo a IF!